Abertura da Festa de Santa Luzia, em Santa Luzia-PB

Foi aberto oficialmente o novenário da Festa de Santa Luzia 2017 com uma carreata que impressionou pela quantidade de carros e motos.

Na passagem em frente à Igreja Matriz os padres abençoavam os participantes da carreata. No patamar, foram hasteadas as bandeiras.

A missa, que marca o aniversário de dedicação da Matriz à Santa Luzia, foi presidida pelo padre Elias e concelebrada pelos padres: José Maria, Josivam Almeida e Neto.

Em sua reflexão, Padre José Maria emocionou os fieis ao lembrar dos padres que passaram pela paróquia destacando os aspectos que fazem da festa de Santa Luzia um momento privilegiado para crescimento na Fé em Jesus Cristo. O pregador ressaltou que um destes aspectos é a história dos padres que passaram pela paróquia que foram grandes missionários a exemplo de Padre Jerônimo Lauwen, que veio da Holanda,  Padre Luiz Gonzaga Callou, Padre João Saturnino e frisou que é um grande privilégio ter como pároco o Padre Elias. Outro aspecto destaca Padre José Maria, é que a festa se realiza no tempo do Advento que é a preparação para o grande acontecimento do nascimento do Menino Jesus.

Após a homilia, padre Elias fez a oficialização da Irmandade de Santa Luzia que deverá zelar pela memória de Santa Luzia, pelo cuidado com a imagem, pelo zelo no pré novenário e novenário. Ao todo, 62 pessoas passaram a fazer parte desta irmandade. Em 2010, no Paroquiato de Padre Alex, havia sido criada a guarda de Santa Luzia, mas a missão da irmandade se amplia em relação aos objetivos anteriores.

A missa continuou com o rito de oração eucarística. Após a comunhão, Padre Elias fez a posse oficial do Padre Josivam como vigário paroquial. Padre Neto leu a provisão feita pelo bispo de Patos, Dom Eraldo, na qual nomeia Padre Josivam vigário paroquial.

Com muito vigor os fieis cantaram o hino de Santa Luzia preparando-se para a bênção final que encerrou a missa de abertura da festa.

A primeira noite da parte social da festa teve uma retreta com a Banda Duarte Machado na Praça Silvino Cabral em frente à Matriz. Houve quermesse com comidas servidas nas barracas oficiais da festa.

Pascom Paroquial

.

Comente