Assembleia da Forania de Malta

Forania de Malta se reúne em Assembleia para discutir e planejar as ações missionárias em virtude das comemorações alusivas aos 60 anos da Diocese de Patos dentro do Ano Nacional do Laicato, com base nas propostas da CNBB e no Documento de Aparecida (2007).

No último sábado, 03 de março, os representantes dos Conselhos Missionários de Pastoral Paroquial-CMPP, das cidades que compõem a Forania Malta, reuniram-se em Assembleia para debater e direcionar as ações missionárias em virtude do Ano nacional do laicato, as comemorações alusivas aos 60 anos da Diocese de Patos, as Semanas Missionárias Paroquiais e outros assuntos relacionados à missão evangelizadora proposta pelo Documento de Aparecida (2007), que foi o norteador da fundamentação das propostas juntamente com as Diretrizes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

O Bispo diocesano D. Eraldo Bispo da Silva esteve presente juntamente com o Coordenador diocesano de Pastoral, Padre Espedito da Paróquia de São José do Bonfim; o Coordenador do Conselho Missionário Diocesano (COMID) Padre Elias, da Paróquia de Santa Luzia; além dos Párocos das cidades da Forania de Malta: Padre Evandro Romero – Paróquia de N.S da Conceição, Malta; Padre Silvio – Paróquia N. S. do Desterro, Vista Serrana e Padre Francisco das Chagas – Paróquia de São Sebastião, Condado.

O encontro teve início às 8h com uma espiritualidade, logo em seguida o Padre Espedito apresentou a proposta do Documento de Aparecida (2007) e as cinco urgências elencadas nas Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da CNBB para o quadriênio 2015 a 2019 em que a Diocese escolheu como prioridades a partir da nossa realidade para cada urgência, de acordo com o Plano Diocesano de Pastoral. Unidos a isso também estão as ações voltadas a realização do Ano Nacional do Laicato e os 60 Anos da Diocese.

Após uma pausa para lanche, o Padre Elias deu continuidade à assembleia e apresentou o cronograma, por forania, das paróquias que realizarão retiros, como também, propostas de organização para as que promoverão. O sacerdote foi enfático em salientar o caráter missionário do retiro, de forma que se tragam mais pessoas ao evento, sobretudo aquelas que estão mais afastadas da igreja. Pois, assim como propõe o Papa Francisco, a igreja precisa ir além e chegar a quem está afastado.

Antes do encerramento, foram feitos encaminhamentos da Forania em detrimento da realização do Retiro da Forania, que será realizado no dia 25 de agosto de 2018 na cidade de em Condado. Ficando a equipe executiva responsável pela organização dos preparativos e toda logística do evento e das semanas missionárias.

Pascom Paroquial

Comentários fechados.