Bispo de Patos visita e preside Missa nas Comunidades Quilombolas em Cacimbas

Nesta quarta-feira,(12), o Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva juntamente com o presidente da Ação Social Diocesana de Patos, Pe. João Saturnino, por meio do PROPAC (Programa de Promoção e Ação Comunitária), visitaram as comunidades Quilombolas Aracati, Chã e Serra Feia com o propósito de conhecer a realidade e reaproximar essas comunidades da Igreja, reafirmando o compromisso de fé entre os cristãos.

O PROPAC vem desenvolvendo ações junto as famílias residentes em doze comunidades quilombolas do Médio Sertão. As ações planejadas frente a este trabalho consiste na busca de meios e estratégias visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nestas comunidades, a partir do fortalecimento dos processos organizativos, em vista de conquistas junto às políticas públicas.

A primeira parada do pastor diocesano, foi no Distrito de São Sebastião, município de Cacimbas, o mesmo foi recebido com grande alegria pelos fiéis. Logo após visitou a comunidade Chã, onde foi recepcionado em festa pelos moradores que seguiram em caminhada até a capela de Santo Antônio. Neste momento a comunidade pôde expressar a felicidade em receber a visita do reverendíssimo Bispo.

Segundo a moradora da comunidade Chã, Maria das Dores, esta visita foi muito importante para a comunidade. “A nossa comunidade é simples e com a visita do Bispo, ficamos radiante e ele pôde conhecer a nossa história”, relatou.

De acordo com o Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo da Silva, a experiência foi muito gratificante em conhecer a realidade dessas famílias e apreciar a cultura, como também o trabalho que ASDP, através do PROPAC vem desenvolvendo nestas comunidades.

“Nós percebemos que a vida e a esperança desses moradores estão sendo reacesa e reanimada com a presença da ASDP/PROPAC, que vem acompanhando a realidade, as suas dificuldades e melhorando também questões como: a seca, a saúde e a produção do próprio alimento. São estas iniciativas que vão ajudando as pessoas a se fixarem mais na sua família, na sua terra, apesar das dificuldades climáticas que nós enfrentamos”, enfatizou o Bispo.

Dom Eraldo ainda comenta sobre a importância dessas iniciativas sustentáveis para estas comunidades. “Fico feliz com esta visita, porque percebi que tem a fé, a amizade e a acolhida que faz deste povo, um povo simples, mas um povo rico com muitas possibilidades”, destacou.

Ao final da visita, os moradores da comunidade de Serra Feia participaram da Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Eraldo.

ASDP Patos

Comentários fechados.