Brasão
O brasão da Diocese de Patos apresenta elementos que identificam sua geografia e eclesiologia como verdadeiro distintivo desta Igreja Local.
A Mitra, de forma esférica, se apresenta no centro do plano superior, derivada da coroa dos imperadores, simbolizando o comando divino. Entrecruzando-se estão a Cruz, que guia todas as procissões bem como toda a caminhada da Igreja, e o Báculo Episcopal em forma de serpente, significando a prudência da Igreja e seus bispos na condução do seu rebanho. A Cruz de Cristo e o Báculo da Sucessão Apostólica formam os pedestais de sustentação da Igreja Católica.
A Estola que desce da Mitra como ínfulas representa a autoridade e a eternidade.
À esquerda encontramos a flor-de-lis presente no brasão de João XXIII, Papa que criou a Diocese. No mesmo lado está o verde e os cursos de água presentes nos vales das Espinharas, do Sabugi e do Piancó. As serras de Teixeira, Cariri e Princesa Isabel encontram-se representadas no monte ao centro inferior. Á direita o sol causticante ilumina o cacto simbolizando a resistência dos sertanejos nas secas prolongadas e sequenciadas.
No centro sob um fundo azul está a estrela-guia, referência à Padroeira que conduz os fiéis diocesanos à Cristo.