CAF – Centro de Atendimento às Famílias

No dia 20 de agosto de 2017 às 9h com a Celebração Eucarística na Catedral Nossa Senhora Daguia, presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Eraldo, será implantado o CAF – Centro de Atendimento às Famílias.

A assistência solicitada à comunidade católica em favor das famílias que se encontram em situações de especial atenção tem por objetivo eliminar ou minimizar o mais possível as causas profundas de seu mal-estar. Essas situações familiares – sejam elas de cunho econômico, político, cultural ou mesmo religioso

O serviço dos Centros de Atendimento às Famílias (CAF) visa a promover a saúde familiar e ser um instrumento de evangelização e de atendimentos prestados pela comunidade paroquial a todas as famílias que estejam passando por situações de crise. Dessa forma, toda a comunidade será convocada a ser um instrumento de evangelização e serviço, dando o seu testemunho evangélico de preocupação e misericórdia para com o irmão que sofre.

O CAF pretende ser um espaço físico oferecido a esses casais ou famílias, para expressarem seus sofrimentos, conflitos e crises. Nele, pessoas treinadas e com formação específica se prontificarão a desenvolver atividades de escuta, aconselhamento e encaminhamento de cada caso, a fim de minimizar o sofrimento dessas famílias.

O CAF é um serviço de promoção do relacionamento familiar e também fortalece a família em períodos de dificuldades. Pode, ainda disponibilizar consultorias familiares e cursos para a formação de agentes de promoção da família saudável. Esse Centro têm como finalidade oferecer atendimento a todos os membros das famílias conjuntamente ao casal, aos adultos ou aos adolescentes que necessitem de orientação.

 

Serão oferecidos os seguintes serviços:

  • v Aconselhamento psicológico;
  • v Orientação sexual e planejamento familiar;
  • v Orientação espiritual;
  • v Orientação na educação dos filhos;
  • v Orientação para adolescentes;
  • v Atendimento a grupos de casais;
  • v Atendimento de Serviço Social;
  • v Atendimento jurídico e mediação familiar.

 

Os profissionais que compõem a equipe treinada do CAF receberão suporte técnico por meio de reuniões, discussões dos casos, supervisão e orientação espiritual do sacerdote, a fim de adquirirem aprimoramento técnico.

Todos os atendimentos serão registrados em relatório e estarão sob sigilo absoluto.

Equipes de Trabalho Multidisciplinar:

  • Ø sacerdotes, diácono e orientadores espirituais;
  • Ø psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos e enfermeiros;
  • Ø outras pastorais e movimentos: ECC, RCC, Shalom, Equipes de N. Senhora

Todo o trabalho das Equipes deverá ser realizado em espírito de oração. Os agentes farão de sua ação pastoral um momento oportuno para a evangelização.

Façamos também nós a nossa parte.

Maria Joseny (Josa) – Pascom Paroquial

.

Comente