Cáritas Nordeste 2 reúne lideranças Comunitárias de Teixeira e Cacimbas

Na última sexta feira, integrantes da Caritas Brasileira Regional Nordeste 2, do CERSA e do Centro de Educação Popular e Formação Social-CEPFS, reuniram-se com lideranças comunitárias dos municípios de Teixeira e Cacimbas para fortalecer o debate sobre os impactos sociais e ambientais causados pela implantação desordenada dos parques eólicos.

Na oportunidade foram exibidos 2 episódios da web série “Para Quem Sopram os Ventos?” Que apresentam histórias de agricultores e agricultoras que vem enfrentando diversos problemas a partir da instalação de parques eólicos na região onde moram. Também enfatizam sobre cláusulas bastantes abusivas encontradas nos contratos, como a posse da terra pelas empresas por décadas de arrendamento com direito a renovação automática. Para Wellington, articulador da Caritas Regional Nordeste II na Paraíba, a atividade foi um momento rico de interação e esclarecimentos entre os participantes.

“Por iniciativa da Cáritas e com a colaboração de instituições parceiras estamos realizando a nossa Campanha Para Quem Sopram os Ventos? E no último dia 17 estivemos em Teixeira e Cacimbas, reunidos com lideranças comunitárias, onde percebemos que existe pouca informação sobre o outro lado dos parques eólicos, o que prevalece mais são informações dadas pelos empreendimentos, pela promessa da vantagem econômica, do lucro. Foi um diálogo importante para esclarecer o que realmente significa esses grandes empreendimentos para as comunidades rurais. Ao final percebemos preocupação de algumas lideranças com o que pode acontecer no futuro com o espaço onde elas vivem. Ao final do diálogo ficou a missão da conversa ser espalhada para outras famílias das comunidades.”

Assessoria CEPFS

Fonte: teixeiraemfoco.com

.

Comente