Cáritas realiza sua XIX Assembleia Nacional

Com o tema Fome e Pobreza no Brasil e no Mundo e com o lema “…não havia necessitados entre eles “ (Atos – 4,34), a Cáritas Brasileira realizou a sua Décima Nona Assembleia, entre os dias 17 a 20 de outubro, no Centro Cultural de Brasília – CCB. O evento contou com a participação de 216 pessoas, representando 182 entidades-membro dos seus 12 regionais espalhados pelo Brasil, além de representantes da sua diretoria, de vários Bispos, do Secretariado Latinoamericano e Caribenho de Cáritas (SELACC), da Cáritas do Haiti, palestrantes e convidados. A Ação Social Diocesana de Patos, Filiada à Rede Caritas Brasileira, participou do evento e  foi representada por José de Anchieta de Assis.

A Assembleia foi aberta oficialmente às 19:30 do dia 17, por Dom Flávio Geovenale, Presidente da Cáritas Brasileira e teve como Objetivo Geral celebrar e avaliar a implementação das prioridades traçadas pela Rede Cáritas para o período de 2012 a 214. Um dos objetivos específicos foi “Lançar a Campanha Mundial contra a Fome e a Pobreza, bem como refletir sobre a desigualdade no Brasil e a atuação da Igreja/Cáritas frente à mesma”.

Para ajudar na reflexão do tema central da Assembleia estiveram presentes representantes de igrejas Cristãs, da Sociedade civil e do Governo Brasileiro e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO). Merece destacar a Importante contribuição para o debate de Dom Mauro Morelli (Bispo de Duque de Caxias); Dom Leonardo Stainer (Secretario Geral da CNBB); Pastora Romi Márcia Benck (Conselho de Igrejas Cristãs –CONIC); Maria Emília (Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar); Professora Aldaiza Sposati (PUC –SP) Arnoldo Campos (Ministério do Desenvolvimento Social e Combata à Fome – MDS) e o Senhor Alan Bojanic (representante da FAO no Brasil).

Além de palestras ministradas pelos especialistas citados, merece destacar depoimentos de lideranças populares das várias regiões do Brasil e de movimentos Sociais, testemunhando as suas lutas e vivências relacionadas à superação da Fome e da Pobreza no Brasil, além de plenárias temáticas sobre os vários cenários de Pobreza tais como: Populações de Rua; Mulheres; Povos Tradicionais; Criança, Adolescente e Juventude e a realidade da pobreza no Haiti. Foi muito emocionante a entrega do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade a três experiências de projetos comunitários.

Ao final da Assembleia foram tomados alguns encaminhamentos concretos:

  • A Cáritas Brasileira assumiu a Campanha Mundial “Uma Família HumanaAlimento para todos”, cujo lançamento ocorrerá no próximo dia 10 de dezembro;
  • Foram Aprovadas as Contas da Cáritas Brasileira no Período 2011 – 2012;
  • Foi atualizado o Plano Quadrienal da Cáritas (2012 – 2015), incorporando os novos desafios e conquistas da atualidade;
  • Foi elaborada uma MENSAGEM DA XIX ASSEMBLEIA DA CÁRITAS BRASILEIRA;
  • Num gesto de Solidariedade Universal e dentro de uma emocionante Celebração, foram enviados dois representantes da Cáritas Brasileira para desenvolver trabalhos de promoção humana no Haiti, durante 12 meses.

José de Anchieta – Pascom Diocesana

Comentários fechados.