Diocese de Patos participa do V Congrelit

 

No período de 21 a 23 de abril aconteceu o V CONGRESSO REGIONAL DE LITURGIA em São Lourenço da Mata PE. O tema ministrado foi “Iniciação cristã e seus ritos” com os assessores: Ir. Penha Carpanedo e Pe. Domingos Ormonde. Houve uma presença marcante do Regional Nordeste II, das vinte e uma dioceses que compõem o regional, dezenove estavam representadas.

Estiveram presentes membros dos setores de liturgia e catequese da Diocese da Patos-PB, estudando o método de iniciação cristã inspirado no RICA (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos), entre os participantes da nossa Diocese estavam os estagiários Edvan Cabral e Lucivaldo Canuto, representando os coordenadores diocesanos de Liturgia e Catequese.

Todo o evento manifestou a necessidade de uma pedagogia harmoniosa entre catequese e liturgia celebrada que propicie os catecúmenos a mergulhar no Mistério Pascal de Cristo e por meio dos ritos de iniciação cristã. Deste modo, ao vivenciarem cada etapa do rito catecumenal, poderão fazer uma verdadeira experiência de encontro pessoal com Cristo e aderir ao projeto do Senhor: vida nova, discipulado e missão.

Sendo assim, convictos de tais objetivos, voltamos para nossa diocese recheados de esperança e motivados em apresentar tal inspiração, convidando nossas comunidades para caminhar em busca de uma vivência mais intensa destes sacramentos e no desejo de impulsioná-las a beber desta água tão abundante que é a misericórdia de Deus, por meio da liturgia e da catequese com inspirações catecumenais.

Edvan Cabral de Lima (Seminarista Estagiário Diocese de Patos)

Comentários fechados.