Diocese realiza Assembleia Trimestral de Pastoral

Aconteceu nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Centro de Treinamento da Diocese de Patos, uma Assembleia Trimestral de Pastoral com o objetivo de atualizar o Plano Diocesano de Pastoral à luz das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 – 2019.

O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas das paróquias, representando as diversas forças vivas e atuantes da diocese.

Na noite da sexta feira (19), após a oração de abertura, o Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, deu a sua Palavra de Pastor, demonstrando alegria pela participação de todos e todas neste momento importante para a caminhada pastoral e evangelizadora da Diocese.

O Padre Francisco das Chagas, coordenador da Pastoral Litúrgica, facilitou o aprofundamento do Terceiro Capítulo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que faz uma abordagem das Urgências na Ação Evangelizadora. Esta reflexão iluminou todo o trabalho do dia seguinte para a Construção do Objetivo Geral, das Prioridades e atividades para o Quadriênio.

No Sábado (20), após a Santa Missa Presidida por Dom Eraldo e Concelebrada pelos Padres presentes, o Padre Flávio Mamede, Coordenador Diocesano de Pastoral, fez uma memória da caminhada Diocesana lembrando as Santas Missões Populares, o surgimento dos novos setores missionários, novas lideranças, maior animação missionária e o surgimento de novas comunidades. Lembrou ainda que dentro da metodologia das Santas Missões Populares o grande limite foi o não fortalecimento de algumas pastorais e Comunidades.

Em seguida, foi motivado um trabalho em grupo a partir das cinco Urgências na Ação Evangelizadora, a socialização dos grupos, debates e votação das prioridades.

Para o próximo Quadriênio, a Diocese assumiu como Objetivo Geral: Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, missionário do Pai, rosto da misericórdia, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, priorizando a catequese de inspiração catecumenal, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da opção preferencial pelos pobres para que todos tenham vida a caminho do reino definitivo.

As Prioridades assumidas em Assembleia foram:

Igreja Em Estado Permanente de Missão:

  • Pastoral decididamente Missionária: Visitção, família, juventude, e crianças.
  • Formação e Espiritualidade
  • Missão ad gentes e Obras Missionárias

             Igreja Casa de Iniciação à vida Cristã:

                     Catequese de inspiração catecumenal

             Formação Bíblico- catequética

 

   Igreja : Lugar de animação bíblica da vida de pastoral

               Leitura da Palavra de Deus

Igreja: Comunidade de Comunidades:

             Renovação das estruturas e novas lideranças

             Igreja acolhedora e misericordiosa

 

Igreja: a serviço da vida plena para todos:

         Investimento nos Projetos sociais

         Igreja Profética : Fé e Política.

Após a votação das prioridades foram feitos os últimos encaminhamentos, avisos, palavras de enceramento, agradecimento e bênção por Dom Eraldo.

Texto – Maria Joseny: Pascom Diocesana
Fotos: Lanerson Souza

Comentários fechados.