Dom Eraldo preside celebração da Ceia do Senhor

Foi celebrada às 17 horas desta Quinta-feira Santa, primeiro de abril, na Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos, a Missa da Ceia do Senhor que dá inicio ao Tríduo Pascal, popularmente conhecida como celebração do lava-pés.

Ao contrário de anos anteriores, em virtude da grave pandemia, apenas os celebrantes e a equipe de liturgia puderem estar presentes. Centenas de fiéis acompanharam de suas casas, através da internet, esse importante momento da Fé Católica.

No momento do Lava-Pés, o pastor Diocesano, atualizando o gesto que Jesus fez com os seus Apóstolos , lavou os pés dos Seminaristas do Seminário Propedêutico  São José.

Em sua homilia, Dom Eraldo destacou: “a quinta-feira santa é dia de recordar os compromissos da nossa ordenação e da nossa missão de padres, que é doar-se às causas do evangelho e do reino de Deus, disse.

Dom Eraldo destacou também que cada sacerdote escolhido por Deus, vai sendo continuamente lapidado por Ele, sem apagar a história de cada um, com seus dons e carismas, virtudes e fragilidades, e que o Senhor Deus é exageradamente bom, pois  oferece todas as condições para a realização do seu Projeto de Amor.

Ao referir-se à instituição da Eucaristia, Dom Eraldo enfatizou que ela simboliza a defesa da vida e que em circunstâncias excepcionais, como o momento de pandemia atual, até nos privamos da eucaristia, para defender a vida.

Após o momento da Sagrada Comunhão, aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento, numa Capela preparada para uma Hora de Vigília Online.

Dom Eraldo Agradeceu o trabalho da PASCOM e de todos os meios de comunicação que fazem chegar em cada lar as inúmeras celebrações e atividades de evangelização.

Texto: Pascom Diocesana

Fotos: Pascom Nossa Senhora da Guia.

.

Comente