
O Senhor Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, os profissionais da imprensa patoense para uma entrevista coletiva. No encontro, organizado pela Pascom Diocesana, o novo bispo respondeu aos questionamentos diversos formulados por seus interlocutores. Bem descontraído e ladeado por alguns padres do clero diocesano, Dom Eraldo falou sobre sua infância, sua nomeação pelo Papa através do Núncio Apostólico, suas primeiras impressões da Diocese de Patos e sua avaliação bastante positiva das solenidades de posse.
Questionado pelos jornalistas, o novo Bispo falou sobre a renúncia do Santo Padre Bento XVI ao ministério de São Pedro. Abordou ainda temas como a renovação da Igreja, sua atuação social e diálogo ecumênico.
Ao final da entrevista, Dom Eraldo abençoou a todos os presentes, posou para fotos com os padres e jornalistas e participou do lanche servido para todos os presentes.
Depois da Coletiva de Imprensa, realizada na Sala São Paulo da Catedral Diocesana, Dom Erado emitiu a seguinte nota:
–
MENSAGEM DO SENHOR BISPO DIOCESANO DE PATOS
DOM ERALDO BISPO DA SILVA
AOS PROFISSIONAIS DE IMPRENSA DE PATOS E REGIÃO
–
Caríssimos jornalistas, radialistas, fotógrafos,
cinegrafistas e demais profissionais
da imprensa de Patos e região,
saudações em Cristo!
Após receber alguns de vós em nosso encontro na manhã desta segunda-feira. Com alegria desejo manifestar a todos os demais os meus agradecimentos pela presença e cobertura dos eventos que se sucederam nesta Sede Episcopal desde o anúncio de minha nomeação até às solenidades de posse canônica.
No espírito do Concílio Vaticano II, há cinquenta anos celebrado em Roma, desejo manter o mais cordial e fecundo diálogo com todos os profissionais da imprensa em vista de contribuir para a propagação dos mais sublimes esforços por uma sociedade mais fraterna, solidária e comprometida com o bem de todos e todas, independentemente de seu credo, raça ou ideologia.
Aqui estamos para somar, para levar a todos os radiouvintes, internautas e leitores diversos, as mensagens e iniciativas, palavras e obras, que, como Igreja, possam contribuir para a edificação e valorização do ser humano em todas as situações em que se encontrem, pois, como disse o venerável Irineu de Lion, “a glória de Deus é o ser humano vivo”.
Por um ser humano com vida em abundância, espero contar com a parceria de todos vós na vigilância profética de tudo o que diz respeito ao bem do nosso povo e nas propostas de ação para que, unindo nossas forças, sejamos protagonistas de um novo tempo cheio de fraternidade dinâmica e empenho solidário na busca pela paz.
O mandato de Jesus a seus apóstolos e, consequentemente a seus sucessores, é essencialmente comunicador: “Ide pelo mundo inteiro e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos (…), ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei” (Mt 28,19-20). Com o vosso auxílio ou, ao menos, com vossa permissão, espero, com os vossos eficazes instrumentos, poder atender ao pedido do Senhor e ser porta-voz de sua Palavra de Salvação a todos os nossos irmãos e irmãs desta Igreja Diocesana de Patos.
Neste tempo de Quaresma, convido especialmente os jornalistas católicos a examinarem suas consciências e rogarem de Deus o perdão, pelo sacramento da Penitência, se por vezes a tentação do vazio sensacionalismo polêmico tomou o lugar, no vosso trabalho, da verdadeira e útil comunicação.
–
“Publicai entre as nações os grandes feitos do Senhor!” Sl 95
–
Com minha bênção episcopal,
Dom Eraldo Bispo da Silva
Bispo Diocesano de Patos