Dom Eraldo Reflete sobre o Amor na Família

Nesta última quarta feira, 22 de Junho, Dom Eraldo (Bispo Diocesano),  refletiu mais uma vez  no JCTV da Rede Vida de Televisão sobre o Amor na Família à luz da Exortação Apostólica Amoris  Laetitia do Papa Francisco.

Retomando o Capítulo VIII que trata dos verbos: Acompanhar, Discernir e Integrar a fragilidade , ele dirigiu sua palavra de Pastor.

Em sua reflexão falou ser necessário acompanhar  com atenção e solicitude pastoral  os filhos mais frágeis , marcados pelo amor ferido e extraviado, restaurando a confiança e a esperança  aos que perderam a rota ou estão na tempestade.

É preciso aproximar-se destas realidades ; estar perto; oferecer a amizade e o afeto necessário aqueles que se encontram em situações delicadas e que precisam de um olhar atento e misericordioso por parte da Igreja.

Dom Eraldo afirma que o matrimônio Cristão , reflexo da união entre Cristo e a sua Igreja , realiza-se plenamente na união entre um homem e uma mulher,  que se doam reciprocamente com um amor exclusivo e livre fidelidade e abrem à transmissão da vida, consagrados pelo sacramento  do matrimônio que lhes confere a graça para se constituírem como igreja doméstica e serem fermento de vida nova para a sociedade.

Retomando o número 292 da Exortação , ele  afirma  que  os Padres Sinodais refletem que algumas formas de união contradizem radicalmente este ideal, enquanto outras  o realizam pelo menos de forma parcial e analógica e que não deixa de valorizar os elementos construtivos nas situações  que ainda não correspondem ou já não correspondem à sua doutrina sobre o matrimônio.

Luz da Reflexão Semanal de Dom Eraldo Bispo da Silva

Maria Joseny (Josa)

Comentários fechados.