Encontro Regional da Pastoral Familiar

A Diocese de Garanhuns da Província Eclesiástica de Pernambuco acolheu e sediou no período de 29 a 31 de março/2019, o ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR DO NORDESTE 2, que objetivou promover o aprofundamento do SETOR PÓS MATRIMONIAL. O Encontro aconteceu nas instalações do Seminário São José, situado na Av. Rui Barbosa, 200 – Heliópolis, e estiveram presentes 155 agentes da pastoral familiar das Dioceses de: Natal, Caicó, Santa Luzia de Mossoró, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo, Paraíba, Guarabira, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Olinda e Recife, Nazaré, Garanhuns, Salgueiro, Palmares, Caruaru e Afogados da Ingazeira. Faltaram as Dioceses de Floresta, Pesqueira e Petrolina. Contamos com a presença de 2 Bispos (Dom Dulcênio Fontes de Matos – Bispo de Campina Grande e Referencial da Pastoral Familiar no regional e Dom Paulo Jackson – Bispo de Garanhuns), 06 Assessores Eclesiásticos  – Pe. Ediberto – Assessor do REG NE2 e de Campina Grande, Pe.Welligton – de Garanhuns, Pe. Rosivaldo – de Olinda e Recife, Pe. Iran – de Guarabira, Pe. João Maria – de Natal, Pe. Cleydson – de Nazaré, uma religiosa – Irmã Magna, representando o assessor de Caicó e dois diáconos permanentes.

O encontro teve início com a apresentação das Dioceses presentes e com a acolhida, em nome de Dom Paulo, realizada por Pe. Welligton, que externou a alegria da Diocese em acolher o encontro, logo em seguinda Dom Dulcênio Fontes de Matos discorreu o Lema: Alegres na esperança, fortes na tribulação e perseverantes na oração(cf Rom 12, 12). Momento reflexivo para entendermos a palavra de Deus. Encerrando a noite com os avisos e encaminhando os participantes às famílias hospedeiras.

Na manhã seguinte, o encontro iniciou com a celebração eucarística presidida por Dom Paulo Jackson e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Após, tivemos a palestra de sobre a Campanha da Fraternidade 2019 ministrada por Dom Jackson, que explanou o Tema: “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Dando sequência, o casal coordenador do Setor Pós Matrimonial no Regional Nordeste 2, Expedito e Verônica, socializaram o caminhar do setor consolidado numa pesquisa sobre as atividades que as dioceses do Regional vem desenvolvendo, e por fim convidou o casal Clidenor e Edite para apresentarem uma experiência do acompanhamento aos recém – casados intitulado ARCAS – que é vivenciada na Paróquia de São Pedro Pescador em João Pessoa-PB.

Para dar continuidade contamos com a assessoria do casal André e Ritinha, agentes de Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB, que a partir da realidade apresentada aprofundou a temática tendo como embasamento os documentos referenciais do magistério pontifício e as conclusões das conferências gerais do episcopado latino-americano (Medelim, Puebla, Santo Domingos e Aparecida), e  partindo da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, que devemos revisitar com o olhar do Papa Francisco na dimensão de acolher, discernir e integrar as famílias na vida da Igreja.

Encerrando o dia tivemos um momento mariano, com uma apresentação da turma de catequese de uma paróquia, e após uma apresentação cultural, com integrantes da Escola de Sanfoneiros.

No domingo, Dom Dulcênio preside a Santa Missa Dominical e em seguida os participantes retornam em plenária com André e Ritinha para conclusão do momento formativo do Setor Pós Matrimonial.

Nos momento finais, o casal Coordenador Regional Milton e Lourdes fazem os agradecimentos à André e Ritinha, à equipe da Diocese de Garanhuns e a todos os agentes que participaram desses dias de formação; o casal Diocesano de Garanhuns, Bezerra e Socorro, entrega lembrança aos coordenadores diocesanos e faz o agradecimento a toda Comissão Diocesana pelo empenho na realização do encontro; o casal secretário Dedé e Maria faz os informes pastorais e Pe Ediberto reforça a importância da participação dos assessores nos momentos formação e acompanhamento as comissões diocesanas da pastoral familiar. Por fim Bezerra e Socorro realizam a entrega da imagem peregrina da Sagrada Família para a comissão da Diocese de Caicó que sediará a Assembleia Regional no mês de novembro.

Dom Dulcênio preside a oração de envio e pede a proteção da Mãe Santíssima para retorno as dioceses.

Fonte: pastoralfamiliarne2.blogspot.com