Festa de São Sebastião em Catingueira

A edição 2014 da Festa do Padroeiro de Catingueira surpreendeu a comunidade local em todos os sentidos.

A Festa tem tomado dimensões que sugerem um melhor apoio local e estadual, tendo em vista que tem se tornado um marco no Vale do Piancó e porque não dizer na Paraíba.

As características ímpares podem ser destacadas: Igreja repleta de fiéis em todos as noites de novena, alvoradas às 5h da manhã com queima de fogos, toques de sino e Banda Cabaçal, o esplendor da noite do dia 18, noite de Sr. João Velho, com belíssima queima de fogos e ainda a tradicional elevação e descerramento do Mastro e da Bandeira da Festa de São Sebastião, sem contar com as 9 noites de quermesses com música ao vivo e as deliciosas comidas preparadas pelas pastorais na Cantina São Sebastião.

Do ponto de vista das doações e da arrecadação, a Festa surpreende em âmbito diocesano, pois como pode em uma cidade tão pequena, com poucas fontes de emprego e renda, sem grandes patrocinadores, a festa chegar à cifra de 106.501,50? O segredo está na preparação e organização da festa que começa ainda no mês de novembro, a isto se soma a empolgação e o próprio desejo de superação do rendimento da festa anterior por parte dos fiéis mais engajados na Igreja. Tem havido um investimento gradual na Dimensão Social da Festa desde que o Padre Bento chegou à Paróquia, algo em torno de 20.000,00 direcionado à compra de mesas, cadeiras, barracas, freezer, e todo material para bom funcionamento da Cantina, mas o padre reconhece a necessidade de prosseguir investindo devido o crescimento da Festa, porém afirma “em primeiro lugar, juntamente com o Conselho Administrativo, devo pensar na construção de um depósito para guardar todo este material”. O Sucesso financeiro é essencial para manter as iniciativas de evangelização ao longo do ano, pois tudo o que é ação evangelizadora requer organização e despesas.

Segundo o Padre Bento vários padres e fiéis de outras cidades o interrogam sobre “o porquê” e “o como” do sucesso da Festa.

Foi de fato uma Festa iluminada, que trouxe o avivamento da fé, o fortalecimento das Comunidades, e sem dúvida ficou na história e nos corações dos Catingueirenses. As orações fervorosas, as pregações, as procissões formam um caminho espiritual que levam o devoto ao encontro com o Senhor ao meditar a história de São Sebastião. Catingueira está de parabéns pela sua religiosidade e generosidade de seu povo.

Texto: Pascom Paroquial
Foto: catingueiraonline