Nota de apoio a famílias que ocupam terreno no Conjunto dos Sapateiros

“Estenda sua mão ao pobre, para que sua bênção seja completa. Não evite aqueles que choram, e aflija-se com quem está aflito” (Eclo 7, 32.34).

NOTA DE APOIO A FAMÍLIAS QUE OCUPAM TERRENO NO CONJUNTO DOS SAPATEIROS, MUNICÍPIO DE PATOS, ESTADO DA PARAÍBA.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a Diocese de Patos reforça ações de solidariedade, em vista de amenizar a situação de pessoas em estado de vulnerabilidade social. Em todo o país, a Igreja tem se mobilizado na organização de um grande mutirão pela vida, especialmente junto às pessoas que veem sua situação agravada por falta de Terra, Teto e Trabalho, como tem conclamado o Papa Francisco, em vista de que todas as pessoas tenham vida e vida em abundância. A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, leva a todos para ter mais sensibilidade e compaixão, principalmente neste momento difícil.

Enquanto há a somatória de esforços em prol do bem-estar de famílias que tiveram sua situação agravada pela pandemia, assusta-nos a falta de empatia da Prefeitura Municipal de Patos, quando ajuizou ação de reintegração de posse em desfavor de 26 famílias, que, em decorrência da crise de moradia, encontram-se instaladas, em condições desumanas, em barracas localizadas no loteamento denominado “Polo Coureiro Calçadista Sapateiro Pedro Leitão”. Estas famílias são constituídas por homens, mulheres, crianças e idosos e não podem ser desalojadas sem que se leve em conta a pandemia do novo Coronavírus, a situação de vulnerabilidade social e a própria dignidade humana. Como em tantas localidades que tiveram sua situação agravada por ocasião da pandemia, a Diocese de Patos tem estado presente junto a estas famílias, de forma mais intensa, por meio da promoção de ações emergenciais, com o intuito de amenizar o clamor vivenciado pelas pessoas que padecem situações de vulnerabilidade e ser uma Igreja samaritana, no seu modo de acolher, cuidar e agir, contribuindo com a fortalecimento de redes de solidariedade.

Em defesa destas famílias, conclamamos aos poderes públicos que faça cumprir o direito à moradia, conforme garantido na Constituição Federal. À autora da ação, rogamos o não cumprimento do mandato de reintegração de posse do terreno em questão, sem levar em conta a situação vivenciada pelas famílias afetadas. Pedimos também a reativação do Conselho Municipal de Habitação em vista do melhor acompanhamento das condições de moradia destas famílias e de outras em situações afins na cidade de Patos. Apelamos, outrossim, ao Poder Judiciário para que confirme a recente decisão proferida pela Relatoria do Agravo de Instrumento nº 0803172-88.2021.8.15.0000, assegurando a permanência das famílias no loteamento denominado “Polo Coureiro Calçadista Sapateiro Pedro Leitão”, até o julgamento definitivo da ação, levando principalmente em conta a situação de especial vulnerabilidade das famílias durante o atual período de pandemia. À Câmara Municipal pedimos um olhar mais atento às políticas públicas municipais relacionadas à habitação; por fim, à Prefeitura Municipal, que prime pelo zelo e cuidado com a vida dos seus munícipes.

Patos-PB, 12 de março de 2021

Dom Eraldo Bispo da Silva