Nota do Bispo de Patos sobre a 51ª Assembleia da CNBB

A 51ª. Assembleia Geral da CNBB é um momento de profunda comunhão eclesial. Em primeiro lugar é um encontro pessoal e fraterno de todos os Bispos do Brasil, mas também é um encontro de muito trabalho com uma pauta extensa e intensa que de forma apertada se distribui ao longo de 10 dias (10 a 19 de Abril). Nesta Assembleia chegam assuntos diversos, comunicações das pastorais, dos organismos, as diversas iniciativas da Igreja diante da sociedade, notas, posicionamentos e esclarecimentos relativos à condução das Igrejas particulares do ponto vista religioso, administrativo e pastoral. É importante considerar que tudo se dá com um objetivo claro: a Evangelização.

O Ponto central desta Assembleia foi uma reflexão  a partir da 5ª. Conferência da América Latina em Aparecida que nos convidou a uma conversão pastoral. Neste sentido temos como Tema central da 51ª. Assembleia dos Bispos do Brasil: PARÓQUIA:COMUNIDADE DE COMUNIDADES. Também se deu uma atenção especial à Juventude em vista da Jornada Mundial e  já se preocupa com a pós Jornada quando a Igreja deverá cuidar para que haja frutos na vida da Juventude principalmente no seu engajamento missionário nas comunidades e na Igreja toda. Há realmente uma preocupação sobre a nossa atenção aos leigos e leigas que devem ser sempre mais os protagonistas da evangelização. Isto e tanto mais nos  apela a uma verdadeira conversão pastoral. As estruturas, os relacionamentos e tudo o que existe deverá servir à Missão, à Evangelização. Tem sido assunto entre os Bispos a figura do novo Papa que surge no seu Pontificado convidando a Igreja para uma postura de maior simplicidade e proximidade.

Os Bispos estão preocupados com a situação de seca do Nordeste e por isso nesta assembleia fizeram nota e moção de solidariedade fazendo que as mesmas cheguem ao Governo, aos órgãos  e demais instituições com o objetivo de despertar para ações  com o objetivo de aliviar o sofrimento deste povo, principalmente o nossos sertanejos.

Que Deus ilumine sempre mais os pastores do seu povo e que possam servir sempre mais e melhor os seus respectivos rebanhos.

+ Dom Eraldo Bispo da Silva – Bispo Diocesano de Patos – PB

Comentários fechados.