Papa Francisco nomeia novo bispo de Caicó (RN)

O papa Francisco nomeou hoje, 12, o padre Antônio Carlos Cruz Santos como bispo da diocese de Caicó (RN), atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), na arquidiocese de Juiz de Fora (MG).

Padre Antônio é carioca, 52 anos, nasceu em 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Aos 22 anos, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (MSC), em Juiz de Fora. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Em 1987, fez a experiência do noviciado, com profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988. Concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Recebeu a ordenação presbiteral em 12 de dezembro de 1992. Entre 1995 e 1997, atuou como formador dos juniores. Também ocupou a função de promotor vocacional e formador dos postulantes, de 1998 a 2001.

Atividades

A trajetória presbiteral de padre Antônio Carlos é voltada aos trabalhos de formação de seminaristas. Foi mestre de noviços de 2003 a 2011. Assumiu o cargo de provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012, e posteriormente em Juiz de Fora, no qual permaneceu até a data de sua nomeação como bispo. Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus (RJ), Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), São Judas Tadeu, em Belford (RJ), Senhor Bom Jesus, em Pirassununga (SP) e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).

cnbb.org.br

1 comentário para “Papa Francisco nomeia novo bispo de Caicó (RN)”

1. Alfredo Leoncio disse:

Caicó/RN, cidade há pouco mais de 70Km de minha cidade Natal/Teixeira,Pb. Aqui no RJ tive como professor um seminarista de Caicó, depois ordenado padre, hoje é pároco em uma paróquia de Acarí,RJ (Pe Nixon). Quanto ao novo bispo de Caicó (Antonio Carlos) nós daqui da Cidade de Deus (Paróquia Pai Eterno e São José) que convivemos por muitos anos com ele (nós o tratamos por um apelidio – Maristelo)Certamente ficamos muito orgulhosos de sua nomeação ao Bispado, e meu desejo particular é que ele seja muito feliz junto aos Cristãos Caicoenses pois que todos irão ter um grande amigo, uma pessoa simples e acolhedora, que Deus o ajude em sua nova e bela missão.