Paróquia celebrou missas em memória dos fiéis defuntos

A Igreja celebrou neste dia 02 de novembro, a memória dos fiéis defuntos, celebrando a esperança na ressurreição. Na paróquia de Santa Maria Madalena houve duas celebrações Eucarísticas trazendo presente os entes queridos.

A primeira celebração do dia de finados aconteceu na Igreja Matriz às 9h, contando com a participação de familiares advindos de cidades circunvizinhas e de nossa cidade.

Às 17h, a segunda missa iniciou no cemitério local onde milhares de pessoas visitavam túmulos de familiares e pessoas conhecidas.

Neste dia, celebramos de modo especial à memória dos falecidos, rogando a Deus por eles. A liturgia realça a ressurreição e a vida, tendo como referência a própria ressurreição de Cristo. Embora sintamos a morte de alguém, acreditamos na vida eterna. Por isso Santo Agostinho nos recomenda: “Saudade sim, tristeza não.”

A lembrança dos falecidos sempre esteve presente nas celebrações da Igreja, com um momento especial na missa, desde início do cristianismo. Já no primeiro século, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas para orar por eles. No século IV, já se encontra a memória dos mortos na celebração da missa. Desde o século V a Igreja dedica um dia por ano para fazer oração por todos os falecidos. Mais tarde, fixou-se o dia 2 de novembro como dia especial de oração pelos mortos.

Pascom Paroquial

Comentários fechados.