Paróquia de Livramento celebrou missa e procissão de “Corpus Christi”

Os católicos de Ilha Solteira realizaram nesta quinta-feira, (19), a partir das 19h, as celebrações em homenagem ao “Corpus Christi”. O evento foi aberto com uma missa, na Matriz de Nossa Senhora do Livramento. Logo após houve a  procissão.

A concentração aconteceu na  Matriz no centro da cidade. De lá, a procissão foi pra outros pontos da cidade , voltando para Matriz Paroquial.

Corpus Christi – A festa de Corpus Christi foi criada no século XIII e celebra a presença de Cristo na Eucaristia na comunhão da hóstia consagrada. E este feriado sempre acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, 57 dias depois da Páscoa.

Na maioria das igrejas, os fieis participam de procissões para celebrar a data. E, neste dia, as ruas de diversas cidades se enfeitam com tapetes coloridos feitos com serragem e flores para as procissões passarem. A tradição, que é preservada em diversas partes do país, nasceu na Idade Média, na Bélgica.

A tradição brasileira foi herdada de Portugal, onde esta tradição praticamente não existe mais. Aqui, em várias cidades, um trabalho voluntário feito com devoção religiosa constrói verdadeiras obras de arte com serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores, folhas e até tampinhas de garrafas.

E esses tapetes se espalham pelas ruas das cidades em que o santíssimo, o símbolo da presença de Cristo na Eucaristia, vai passar.

Pascom Livramento

Comentários fechados.