Paróquia de Livramento celebrou recebimento do Sacramento da Crisma de 360 Jovens

A Paróquia de N.sra do Livramento celebrou no último domingo, dia 08, na missa das 18h, o recebimento do Sacramento da Crisma de 360 irmãos que, completaram o caminho de iniciação cristã.

Em sua homilia, o bispo Dom Eraldo ressaltou a importância de partirmos para uma vida nova, após uma tomada de decisões, como a de nos tornarmos membros da Igreja. “Seguir a Cristo não é fácil, pois é preciso priorizarmos o atendimento ao chamado que ele nos faz, de maneira única e pessoal, bastando apenas que estejamos dispostos a segui-lo e a trabalhar pela construção do reino prometido. Deus chama a cada um de nós, ele conhece a todos e faz tudo acontecer no momento certo, na hora certa.

Muitas vezes adiamos nossa resposta a o pronto atendimento ao chamado que recebemos, porcolocarmos como condição alguns pretextos que teríamos para solucionar, e com isso, nos afastamos e impedimos que ocorra o engajamento na missão que Jesus espera de cada um de nós. É preciso priorizarmos esse atendimento, pois seguir a Cristo prescinde de sacrifícios, renúncias pessoais e priorização do nosso tempo no anúncio da palavra. A ética cristã pode exigir de nós provas contundentes da nossa fé, sem contudo diminuir a nossa liberdade interior.

Como na leitura do Evangelho (Lc 9,51-62), deixemos de lado as desculpas e procuremos ouvir o chamado que Jesus faz a cada um de nós para segui-lo, tendo a preocupação de estarmos prontos para atendê-lo, pois como Ele bem respondeu a quem lhe apresentou desculpas antes de se decidir a seguir com Ele: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”.

Aos crismandos, o bispo disse desejar que, marcados pelo sinal do Espírito Santo, reafirmem o compromisso feito por seus pais e padrinhos no dia em que foram batizados. Que a partir deste dia, em que se tornaram oficialmente cristãos na vida da Igreja, sejam responsáveis em ser testemunhas de Cristo e realizem a missão de anunciar o Reino de Deus a todo mundo, por meio de palavras e das suas próprias atitudes de vida.

A Igreja ensina que juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o Sacramento da Crisma ou Confirmação constitui o conjunto dos “Sacramentos de iniciação cristã”, cuja unidade deve ser salvaguardada. Por isso, é preciso explicar aos fiéis que a recepção deste Sacramento é necessária à consumação da graça batismal. Todos os cristãos precisam ser crismados.

“Pelo Sacramento da Confirmação s fiéis são vinculados mais perfeitamente à Igreja, enriquecidos de força especial do Espírito Santo, e assim mais estritamente obrigados à fé que, como verdadeiras testemunhas de Cristo, devem difundir e defender tanto por palavras como por obras” (Lumen gentium, 11).
Enquanto o último homem da face da terra não for batizado e viver os Sacramentos da Igreja Católica, a sua missão não estará terminada.

Pascom paroquial