Paróquia de Piancó realiza mesa redonda sobre a CF 2016

Foi promovida uma Mesa Redonda nesta quarta feira (09/03), na Câmara Municipal de Piancó, sob a organização de uma equipe representativa da Paróquia de Santo Antonio de Piancó, objetivando apresentar e questionar os problemas relacionados à Campanha da Fraternidade 2016 que tem como tema: “Nossa casa, Nossa responsabilidade” e como lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am,5, 24).

Estiveram presentes na composição da mesa no Plenário Vereador João Abílio de Souza, o Padre Francisco das Chagas (Pároco local), o Pastor Tarcízio Coringa, o Vice-Prefeito Edvaldo Leite de Caldas, representando o Executivo Municipal, o Presidente da Câmara Municipal Pedro Aureliano, os Vereadores Neguinho Marinheiro, Hermógenes Xavier e Erilene, o Secretário de Infra Estrutura do município Tota Militão, o Presidente da ONG SOS Rio Piancó e Secretário do Meio Ambiente Zé Filho, Representantes das Escolas Estaduais e Municipais Cristhina Remígio e Gerson Gervázio. Nas galerias da Câmara centenas de pessoas marcaram presença representando a sociedade civil.

O debate foi conduzido pelo jovem Lucas Remígio, que após a formação da mesa e saudação aos presentes, apresentou um vídeo mostrando vários problemas relacionados a falta de Saneamento Básico, existentes em alguns setores da cidade de Piancó, com depoimentos de pessoas que sofrem e são obrigadas a conviver com esses problemas, sendo prejudicados literalmente, sem que nenhuma providência seja tomada pelos responsáveis até o momento.

O debate foi aberto, os problemas foram discutidos por várias autoridades presentes, destacando, o Secretário Tota Militão que abriu os debates, o Vice Prefeito Edvaldo Caldas, o Vereador Neguinho Marinheiro, o Secretário Zé Filho, o Pastor Tarcizio, encerrando com a palavra do Padre Francisco das Chagas que apresentou os objetivos da CF, os métodos pelo qual a Igreja trabalha o tema e o fato de ser a quarta Campanha Ecumênica organizada pela CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, colocando questionamentos diversos acerca do tema em questão. A coordenadora da Área Missionária N.Srª da Conceição, apresentou uma reivindicação às autoridades sobre uma galeria aberta existente no Bairro Piancozinho, (apresentada no vídeo), se propondo a realizar o serviço com a Comunidade, caso a Prefeitura ofereça a condição, inclusive mostrando os custos reduzidos das despesas para solução do problema naquela localidade.

Ainda se pronunciou uma jovem do Interac, fazendo uma breve análise dos debates, de forma muito inteligente.
Ao final, Lucas Remígio fez uma brilhante reflexão para os presentes a partir de um texto que nos ajuda a questionar o tempo e o seu valor para as tomadas de decisão na vida, aproveitando a ocasião, agradeceu aos presentes e deu encerrado o Evento que foi avaliado como muito proveitoso e necessário.
Parabéns ao jovem Lucas pela condução dos trabalhos, a Sheinia Daniele e Rafael Gomes em nome de toda equipe responsável pela organização do evento.

Texto: Maria Leite (Preta)