Paróquia Santa Luzia celebra São João inculturando 71 anos de tradição

No último dia 24 de junho, a Paróquia Santa Luzia celebrou a Missa Solene da Natividade de São João Batista, na Igreja Matriz. A cidade tradicionalmente realiza seus festejos com as quadrilhas, danças e eventos desde 1942, completando em 2013, 71 anos. A paróquia contribui na realização desses festejos com o seu “Santo Antônio das Pastorais” e a Missa Solene de São João.

A Missa Solene aconteceu num clima alegre e festivo, tendo aspectos culturais das festas juninas como inerentes a ação litúrgica: as vestes de leitores e ministros de dança foram os trajes típicos, os cantos foram em ritmo de forró, os comentários rimados e as danças lembrando os passos dos nordestinos nas festas. Esses aspectos deram só um toque a mais na bonita ação litúrgica que apresentou a figura de João Batista como um indicador seguro a seguirmos o caminho para Cristo.

Padre Elias ressaltou em sua reflexão que os festejos ocorridos há tanto tempo na cidade e no Nordeste precisam evidenciar o cunho religioso que tem, ou seja, celebrar a memória dos quatro santos juninos (Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo) que são indicadores de Jesus, a razão única da alegria desses e de todos os santos. Fez questão ainda de ressaltar a importância de João Batista para a história da salvação, assim como o desfecho dado a sua vida pelo rei Herodes: o martírio. Entretanto, como homem público, o precursor do Filho de Deus indica a seus discípulos a continuidade da missão, seguindo depois de sua morte, Jesus, o Cristo.

Esta celebração tornou-se um sinal visível de que a celebração litúrgica pode ser um espaço para a Igreja inculturar-se e ficar cada vez mais próxima do povo, o qual volta todos os anos para participar dessa celebração por considerá-la “muito bonita e empolgante de celebrar”.  A assembleia estava composta de muitos visitantes e filhos ausentes da terra santa-luziense que tornam o momento uma oportunidade para o reencontro, a confraternização e a celebração da vida e da cultura do povo.

Texto: Pascom Paroquial

1 comentário para “Paróquia Santa Luzia celebra São João inculturando 71 anos de tradição”

  1. JUCIÊ MEDEIROS disse:

    A Igreja Católica de Santa Luzia sem dúvida ganhará muito com a competência, serenidade e criatividade do Padre Elias. Sou patoense, moro atualmente em Acopiara-Ce e brevemente desejo ir assistir a Santa Missa em Santa Luzia.

    JUCIÊ FERREIRA DE MEDEIROS