Pastoral do Menor realiza encontro diocesano

A Pastoral do Menor realizou nos dias 23 e 24 de Novembro, Encontro Diocesano com o Tema: Perfil da Infância no contexto de mudança de época.

O Encontro teve como objetivo: Refletir a temática e avaliar a caminhada deste ano de 2012 e apontar as luzes para a caminhada em 2013.

Estiveram presentes 12 agentes das paróquias de Santo Antônio ( Patos), São  Sebastião ( Patos), Nossa Senhora de Fátima ( Patos), São Pedro ( Patos) e Imaculada.

Maria Sônia Pereira ( Coordenadora Diocesana), assessora do encontro, fez uma abordagem dos avanços  do trabalho da Pastoral na Diocese e dos rostos da Infância, público alvo do trabalho.

Avanços:  Trabalho com mais envolvimento e aceitação das famílias; espaços conquistados no Conselho de Direitos; Rearticulação do Fórum  Municipal da Criança e do adolescente; Campanhas de Mobilização (Enfrentamento à Violência Sexual e Trabalho Infantil).

Rostos: Crianças sem infância (negação dos seus direitos); Acesso fácil a muitas informações o que leva à precocidade no comportamento, no vestir, no uso de celulares; Crianças  carentes de afeto na família; a educação muitas vezes  é trabalhada  na escola mas não tem um acompanhamento em casa; Os pais são ausentes por trabalharem fora para manter a família; Os Meios de Comunicação , principalmente a televisão e a internet muitas vezes deformam o processo educativo; crianças em situação de risco social: nas ruas, trabalhando, consumindo drogas ou servindo como aviãozinho para o tráfico.

Anchieta e Josa – PAscom Diocesana