Pesqueira sedia VI Assembleia Regional da Cáritas Brasileira

A cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, sedia a partir desta sexta-feira (22) a VI Assembleia Regional da Cáritas Brasileira NE II. O evento acontece até domingo (24) no Seminário São José, e vai refletir sobre a prática da solidariedade a partir das ações e das experiências da Rede Cáritas.

Entre as diversas ações, no mês de dezembro, deste ano, a Cáritas Internacional lança uma campanha mundial contra a fome e a pobreza. Neste sentido, temáticas relacionadas às realidades da fome e da pobreza no Brasil e no mundo também serão debatidas durante a VI Assembleia, que traz como tema central, “Cáritas Brasileira Regional NE II: um novo jeito de viver a solidariedade.

O evento reunirá cerca de 100 pessoas, entre agricultores/as familiares, indígenas, assentados/as, empreendedores, adolescentes, jovens, agentes Cáritas, representantes de 16 entidades membro, além de organizações parceiras. Os participantes virão dos quatro estados onde o Regional NE II atua: Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de convidados de outras regiões do país.

Para a coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pesqueira, a expectativa  é grande para receber todos os participantes. “O nosso sentimento é de acolhimento a todos os participantes da Assembleia da Cáritas Regional, estamos preparando tudo da melhor forma possível para que as pessoas se sintam bem na nossa casa e que nesses dias possamos pensar nos próximos 04 anos da nossa ação no regional e com isso contribuir para que a missão da Cáritas seja vivenciada por todas as pessoas que formam essa rede. Assim, esperamos todos num mesmo sentimento de coração e braços abertos”, enfatizou.

A programação dos três dias de Assembleia contemplará palestras, debates, salas temáticas e apresentações culturais. No primeiro dia as atenções estarão voltadas para as discussões sobre o painel: “A ação da Cáritas na vida das pessoas, contribuindo para o combate a fome e a pobreza”. A abertura do painel será feita por representantes de grupos e comunidades que tiveram suas vidas transformadas pelas ações da Rede Cáritas. A noite será dedicada a celebração dos 10 anos de atuação da Rede Cáritas de Alagoas.

Na manhã do sábado os participantes darão início aos trabalhos práticos em quatro salas temáticas sobre sustentabilidade, formação, comunicação e gestão, mística e espiritualidade. Todas acontecerão simultaneamente. Neste mesmo dia, à tarde todos serão convidados a refletir sobre o segundo painel: “Construindo Caminhos para Um Novo Jeito de Viver a Solidariedade no Regional NE II”. Ainda na parte da tarde haverá um momento de votação para escolha do novo secretário da Cáritas NE II. A noite do sábado será encerrada com a inauguração da nova sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira.

No domingo (24), último dia de Assembleia será dedicado a fazer um balanço das ações da entidade durante 2010 a 2013, bem como definir as ações para o quadriênio (2014 a 2017).

VI Assembleia Regional da Cáritas Brasileira NE II

Data: de 22 a 24 de novembro

Tema: Cáritas Brasileira Regional NE II: Um Novo Jeito de Viver a Solidariedade

Lema: Resgatando a Ternura da Igreja

Local: Seminário São José | Rua Comendador José Didier, s/n, Centro, Pesqueira/PE  Tel.: (87) 3835-1069

Cáritas Brasileira – É uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Fundada no Brasil em 12 de novembro de 1956, a Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, presente em 164 países e territórios. Reconhecida como entidade de utilidade pública federal, ela também é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

José Anchieta – Pascom Diocesana