Procissão e Missa marcam final da Festa da Guia em Patos

O encerramento da Festa da padroeira da Diocese de Patos foi marcada por uma grandiosa procissão e missa na tarde do último dia 24 de setembro.

Devotos e devotas de Nossa Senhora Da Guia encheram o templo dedicado a Santíssima Virgem para a recitação do santo terço pedindo a sua intercessão maternal.

Em seguida a imagem réplica da Mãe Da Guia em seu carro andor tomou a frente da procissão que percorreu as principais ruas do centro da cidade de Patos visto que por força de Lei o município reconheceu – a como sua padroeira além de ser padroeira da paróquia Catedral e da Diocese de Patos.

O Reverendíssimo Pe José Ronaldo Marques pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese conduziu a procissão que foi ainda acompanhada pela 1ª vez  por sua Excelência Reverendíssima Dom Eraldo Bispo da Silva,alguns Sacerdotes da Diocese, Diáconos,  Religiosas e pelo povo de Deus que compareceu maciçamente.

Gestos de muita Fé e devoção popular foram observados no percurso da procissão inclusive com a acolhida por parte das famílias nas portas de suas casas, nas sacadas dos edifícios através de velas, flores e acenos carinhosos.

Chegando ao Largo Dom Gerardo Andrade Ponte uma grandiosa assembléia reuniu-se para a participação da Santa Missa de encerramento formando um verdadeiro mar de gente, de devotos, de filhos e filhas da Virgem Senhora Da Guia.

Presidindo pela 1ª vez a Missa de encerramento da festa, Dom Eraldo fez questão de salientar em sua homilia a singularidade e as marcas desta festa em seu ministério e por conseguinte na vida de todos os cristãos católicos, ovelhas do rebanho que o Senhor lhe confiou há pouco mais de 7 meses.

“É preciso ter Fé como Maria, a Estrela da Evangelização, a Senhora Da Guia” destacou ainda Dom Eraldo em suas palavras fazendo menção ao fato de que a festa da padroeira diocesana é oportunidade ímpar de restauração de nossa identidade de filhos e filhas, devotos e devotas da doce mãe de Deus e nossa.

“Tenhamos a coragem evangélica e o desejo ardente do coração para vivermos a Solidariedade” disse o bispo referindo-se a calamitosa situação de uma seca avassaladora em nossa macrorregião das Espinharas.

No final da Celebração o Pároco da Catedral Pe José Ronaldo agradeceu penhoradamente a todas as equipes que se doaram para o brilhantismo da Festa de Nossa Senhora Da Guia – 2013 que refletiu o tema: “ Maria modelo de Fé” e em suas palavas a festa traz um saldo positivo principalmente na parte religiosa.

Ao som do hino de Nossa Senhora Da Guia a multidão acompanhou o descerramento da bandeira da festa conduzida até o altar pelo Neo Sacerdote Pe Rodrigo Trindade, a queima de fogos e a Benção Solene.

Mais fotos: www.nsdaguia.org.br

Texto: Carlos Silva