Saudação da Diocese de Patos ao seu Bispo Eleito

«Eu mesmo irei em busca de minhas ovelhas e cuidarei delas… Farei surgir para elas um pastor. Ele as apascentará e lhes servirá de pastor» (Ez 34,11.23).

A Diocese de Patos exulta de alegria com a nomeação feita pelo Santo Padre o Papa Bento XVI do Reverendíssimo Pe. Eraldo Bispo da Silva para ocupar a cátedra desta sede Episcopal ora vacante. Na liturgia romana rezemos em um dos prefácios para a missa própria dos apóstolos: “Pastor eterno, vós não abandonais o rebanho, mas o guardais constantemente pela proteção dos Apóstolos. E assim a Igreja é conduzida pelos mesmos pastores que pusestes à sua frente como representantes de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso”, isto confirma ainda mais a nossa feliz certeza de que, o Senhor nunca abandona o seu rebanho e por isso, nos alegramos com a nomeação do novo Pastor Diocesano.

O bispo eleito Dom Eraldo Bispo escolhido para ser  sucessor dos apóstolos vem para confirmar, animar, apascentar e conduzir o povo de Deus desta igreja Diocesana através do seu ministério episcopal e por isso, o esperamos   e o  saudamos com os mais sinceros e profundos sentimentos de otimismo. Alegramo-nos também por ele ser nosso conterrâneo, nascido no Cariri da nossa  Paraíba, no município de Monteiro e  em seguida por  sua disponibilidade de serviço e amor a Igreja para deixar  o seu presbitério, sua Diocese, para ser um missionário nas terras do sertão da Paraíba. Podemos ler estes fatos a luz da Palavra de Deus que afirma, “insondáveis são os pensamentos do Senhor”.

Nossa Igreja diocesana ao longo destes 53 anos foi e é marcada pela fé do povo, a doação do clero e, sobretudo a vida missionária de nossas comunidades. Como o redil  que espera o seu pastor e “cujas ovelhas, ainda que governadas por pastores humanos, são contudo guiadas e alimentadas sem cessar pelo próprio Cristo, bom pastor e príncipe dos pastores (cfr. Jo. 10,11; 1 Ped. 5,4), o qual deu a vida pelas suas ovelhas (cfr. Jo. 10, 11-15) LG 6”.  Nós o esperamos em nosso meio para exercer seu múnus episcopal, somando forças na perspectiva do maior crescimento do Reino de Deus. Os desafios para a nova Evangelização também estão presentes nesta diocese, mas com o protagonismo dos leigos  e das religiosas, a participação do clero e a motivação do nosso bispo Dom Eraldo, anunciaremos a pessoa de Jesus Cristo a todos através da práxis de uma “Igreja discípula e missionaria.”

 Se antes rezávamos suplicando ao Senhor que enviasse um pastor para o nosso povo, a partir de hoje, estaremos unidos numa profunda comunhão  aquele que já é o nosso Pastor Diocesano por nomeação do Santo Padre e em cada santa missa, rezaremos na prece eucarística pelo bom êxito do seu pastoreio esperando ansiosamente o dia feliz de sua posse em nossa catedral Diocesana.

Nossa Senhora Da Guia, cuja mãe conduz seus filhos ao Cristo “caminho verdade e vida”, a ela confiamos  seu mais novo filho e  ela mesma o conduzirá a esta terra abençoada, cuja ermida ergue-se sob o vale das Espinharas desejando ardentemente aquele que vem em nome do Senhor. Seja bem vindo Dom Eraldo! Nosso povo te abraça.

 

Patos, 7 de novembro de 2012

 

Pe, José Ronaldo Marques da Costa

Administrador Diocesano de Patos

1 comentário para “Saudação da Diocese de Patos ao seu Bispo Eleito”

  1. Glaucianne disse:

    Bendito seja Deus pelo pastor que Ele confia a Diocese de Patos, que alegria…a Diocese de Patos está em festa e os seus filhos que estão em outros lugares também!

    Com alegria acolhemos Dom Eraldo…conforme padre Ronaldo exaltou na notícia “Se antes rezávamos suplicando ao Senhor que enviasse um pastor para o nosso povo, a partir de hoje, estaremos unidos numa profunda comunhão aquele que já é o nosso Pastor Diocesano por nomeação do Santo Padre e em cada santa missa, rezaremos na prece eucarística pelo bom êxito do seu pastoreio esperando ansiosamente o dia feliz de sua posse em nossa catedral Diocesana.”
    Queremos também agradecer ao padre Ronaldo, e demais sacerdotes da Diocese que com empenho, oferta e sacrifício e ardor evangelizador cuidaram da Diocese.

    Deus abençoe a missão de cada sacerdote da Diocese de Patos.
    Shalom!