Semana de Evangelização do Dízimo acontece em toda a Diocese

Uma das formas mais eloquentes de animar e motivar a coparticipação dos fiéis e sua responsabilidade na vida da Igreja é a “apresentação” do Dízimo.

O Dízimo tem origem bíblia e significa a “Décima parte “ ou seja aquilo que Deus nos concede com alegria, o cristão comprometido lhe retribui de forma livre e feliz.

Com abertura no último dia 01 de setembro acontece em toda a Diocese de Patos a Semana de Evangelização do Dízimo que tem como objetivo principal a conscientização de que embora Deus não precise, nós por outro lado podemos e devemos apresentar o nosso Dízimo não como “pagamento” uma vez que a coisas da Fé ou a Salvação não são produtos expostos e dispostos à comercialização e sim fruto de nossa experiência espiritual.

Durante toda a semana acontece em todas as paróquias da Diocese de Patos momentos de partilha, de celebração e aderência a este jeito singular de ser Igreja, vale salientar de que o Dízimo apresentado é revertido em 3 dimensões:

  1- Dimensão religiosa: o dízimo deve suprir, com recursos, todas as necessidades direta ou indiretamente ligadas à celebração e aos seus ministros (despesas com o templo – construção e manutenção e salários dos funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, etc.)

  2.Dimensão social: o dízimo deve suprir as necessidades dos irmãos mais necessitados da comunidade, atendidos pelas pastorais sociais.

  1. Dimensão missionária: o dízimo deve sustentar financeiramente as ações de evangelização da comunidade exercidas fora do território da paróquia. Ajuda à Cúria, ao Seminário e às missões de um modo geral.

A Semana de Evangelização do Dízimo será encerrada no dia 08 de setembro marcando assim este momento crucial para a caminhada de Fé de nosso povo e de nossa gente nesta busca por uma Igreja cada vez mais participativa, acolhedora, missionária e comprometida com a construção do Reino de Deus.

Seja Dizimista de sua paróquia ou comunidade como diz o refrão do hino da Pastoral do Dízimo: “ Eu sou Dizimista eu sou, vou ser dizimista eu vou, vamos partilhar o que Deus nos dá, todo o nosso amor”.

Carlos Silva – Pascom Paroquial

Comentários fechados.