Caminhada encerra Semana Nacional da Família em Patos

O Setor Família da Diocese de Patos realizou na tarde de ontem uma caminhada para encerrar a Semana Nacional da Família vivenciada de 11 a 18 de agosto em todas as paróquias.

Sob a orientação da Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar e do Reverendíssimo Pe José Joácio da Nóbrega responsável pelo setor família o evento contou  ainda com a presença do Pe Alixandre Soares Vice Reitor do Seminário São José e  pároco da Igreja anfitriã , Paróquia de Santo Antônio onde as famílias se concentraram.

Esta primeira caminhada organizada pelas 7 paróquias da cidade de Patos serviu como testemunho público da Fé vivenciada em família e do apreço da Igreja por este dom de Deus.

Um momento de oração e reflexão foi ricamente potencializado através da animação de Toinho Nascimento e Ministério de Música Renascer que fez sair do chão as famílias enquanto se aqueciam para seguir em caminhada rumo a Igreja Catedral de Nossa Senhora Da Guia.

Durante o percurso da caminhada até a Catedral e por onde passavam as famílias demonstravam de forma alegre e feliz toda a graça de ser e viver em família, lugar do encontro e de experiência da Fé.

Algumas famílias saíram as suas portas para acompanhar a caminhada repleta de muita animação, acenavam e cantavam apoiando a realização da caminhada e os frutos de uma família que transmite verdadeiramente os valores Cristãos do amor, da paz, da harmonia e da Fé.

Ao chegar à Igreja Catedral a caminhada foi encerrada dando lugar para uma festa ainda maior, a Eucaristia por ocasião da Solenidade da Assunção de Maria, elevada de corpo e alma aos céus.

A Solenidade foi presidida pelo Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese Pe José Ronaldo Marques e concelebrada pelo Reverendíssimo Pe José Joácio da Paróquia de Santo Onofre no Junco do Seridó  além do Diácono Rossini da Paróquia de Santo Antônio.

Em sua homilia, o Reverendíssimo Pe José Joácio da Nóbrega salientou toda a grandeza de Maria no plano da salvação destacando que por seu sim a Virgem foi merecedora de contemplar a  glória celeste sendo assim Assunta de corpo e alma para junto do seu filho, Jesus Cristo.

Ainda em sua homilia Pe Joácio fez menção entre o dom da família e a vocação do amor fruto do matrimônio lembrando que a Família é chamada a dar testemunho autêntico da Fé, o responsável pelo Setor Família da Diocese de Patos concluiu  externando seu agradecimento a cada comunidade, a cada paróquia por assumirem com esperança e luz a defesa da família neste período da Semana Nacional da Família.

Num balanço geral podemos concluir que a experiência da Semana Nacional da Família tem sido um inestimável presente para o crescimento da Fé em Família e da Fé das Famílias arrematou o  Reverendíssimo Pe José Joácio da Nóbrega.

Carlos Silva – Pascom Diocesana