Carta de João XXIII

CARTA DO SANTO PADRE JOÃO XXIII AOS FIEIS DA DIOCESE DE PATOS

Aos diletos filhos, clero e povo da Diocese de Patos, saudações e bênção apostólica.

Visto que era sumamente conveniente que um ótimo e querido Pastor e Pai fosse colocado à frente da vossa Igreja, a qual foi constituída pela nossa bula “Quandoquidem Deus“ no dia 17 do mês de janeiro deste ano, escolhemos com o nosso sumo poder, após ouvir o nosso venerável irmão Cardeal da Santa Igreja Romana, Secretário da Sagrada Congregação Consistorial, o venerável irmão Expedito Eduardo de Oliveira, ainda que necessário fosse desligá-lo da Igreja do título de Barca, para Bispo da Diocese de Patos, dando-o as honras (do título) e ofícios que de direito lhe competem.

A vós, pois, diletos filhos, cordialmente exortamos que recebais o vosso primeiro Bispo que vem para vos governar e ensinar. Ainda vos mandamos que obedeçais diligentemente as suas ordens.

Se assim fizerdes, sem duvida alguma, esta Igreja, recentemente criada crescerá na virtude abundantemente, brilhará por uma santidade esplendorosa.

Queremos finalmente que, num dia de festa de guarda, esta nossa Bula logo que a tenha recebida seja lida na catedral, perante o clero e o povo, sob a vigilância daquele que presentemente os rege.

Dada em Roma, junto de São Pedro, aos 25 de fevereiro no ano do Senhor de mil novecentos e cinqüenta e nove, no primeiro ano de nosso Pontificado.