Comunidades Eclesiais de Base realizam última Assembleia do ano

As Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Patos (CEB´s) realizaram Assembleia Diocesana neste dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Treinamento de Lideranças, situado no Bairro Santo Antônio, em Patos.

A Assembleia teve como objetivo refletir sobre o tema A Igreja em estado permanente de Missão: “Urgências na ação Evangelizadora”. Mais de sessenta pessoas, vindas das diversas Comunidades Eclesiais da Diocese, participaram do evento.

Na noite do da 30, Padre Elias Ramalho provocou os participantes a fazer uma análise da conjuntura política e econômica atual em nosso País.

Na manhã do dia 31, Dom Eraldo demonstrou a alegria de participar da Assembleia e partilhou a experiência das suas visitas Pastorais e missionárias já realizadas em 20 paróquias da diocese.

Para Dom Eraldo, a Visita Pastoral é na prática o que o Papa Francisco tem orientado:” Ir ao encontro das pessoas nas mais diversas situações de vulnerabilidade social nas periferias geográficas, humanas e existenciais”. Ele afirmou ainda que tem procurado tornar visível os apelos do Documento 100 da CNBB e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Dom Gabriel Marchese, Bispo da Diocese de Floresta, que é também o Bispo Referencial das CEB´s no Regional Nordeste II da CNBB, foi o responsável pelo aprofundamento do tema central da Assembléia. Ele destacou que o Documento 100 da CNBB, onde o tema da Assembleia está contido, não é uma simples estratégia para encher as igrejas de fieis. É, antes de tudo, a expressão de “um grande Ato de Amor , um desinstalar-se , sair da mesmice, experimentar o entusiasmo e a fidelidade de Deus para com o seu povo e a Igreja,” disse.

Após a iluminação, a partir do Documento 100 e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB e de textos da Sagrada Escritura , os participantes foram motivados a um trabalho em grupo, plenária seguida da fala do assessor e encerramento das atividades por Padre João Saturnino, responsável pelo trabalho de animação, articulação e organização das CEBs na Diocese.

Texto: Maria Joseny
Fotos: José de Anchieta

Comentários fechados.