Diocese de Patos realiza Assembleia Trimestral de Pastoral

Aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro de Treinamento Santo Antônio em Patos, mais uma Assembleia Trimestral Diocesana que teve como objetivos refletir sobre o processo eleitoral em curso nos municípios e atualizar o Planejamento Pastoral da Diocese para o próximo triênio. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes na Assembleia entre elas o Bispo Dom Eraldo, padres, diáconos, freiras e representantes das diversas forças vivas atuantes nas Paróquias da Diocese de Patos.

Na noite do dia 26 aconteceu a acolhida dos participantes, celebração inicial e uma apresentação da Campanha “Voto não tem preço, tem consequência.” Para dar continuidade Campanha a Diocese de Patos produziu uma cartilha e folders educativos com conteúdos relacionados ao tema, destacando a visão da Igreja sobre os Cristãos Leigos na política, bem como as características e o papel dos agentes políticos eleitos.

Com relação à Campanha Educativa sobre as Eleições, Dom Eraldo fez uma motivação inicial fundamentando a importância dessa iniciativa a partir da Doutrina Social da Igreja e das orientações do Papa Francisco. Dom Eraldo lembrou que diante das eleições os cristão não devem fazer como Pilatos, “lavar as mãos,” ou ficar omissos e indiferentes. O padre Espedito Caetano e toda a Equipe da Campanha, apresentaram o material produzido de orientação ao eleitor e aos candidatos(as). Foi ainda informado aos participantes da Assembleia toda dinâmica que vem sendo utilizada para a divulgação da campanha nos vários espaços como escolas, associações, universidades e nos meios de comunicação social. Os participantes da Assemble saíram motivados e com a missão de ampliar e levar essa iniciativa as suas paróquias e comunidades.

No sábado, dia 27, houve uma reflexão sobre o papel das Paróquias nos dias atuais e uma discussão, em comissões temáticas, com o objetivo de priorizar e definir calendário de atividades para fazer cumprir o que está no Plano Pastoral Diocesano.

Texto: José de Anchieta de Assis
Fotos: Allan