Diocese de Patos realiza primeira Assembleia Trismestral

Nos dias 08 e 09 de março , a Diocese de Patos realizou a sua 1ª Assembleia Trimestral do ano de 2013.

A Trimestral é um momento importante para avaliação, planejamento e revisão do Plano Diocesano de Pastoral.

Esta foi a 1ª assembleia que contou com a participação do Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva. No total, participaram 143 pessoas, representado as várias forças vivas e atuantes da diocese ( Padres, religiosas, seminaristas, coordenadores de pastoral e movimentos, além das novas comunidades).

Na noite da Sexta feira, dia  08, aconteceram inicialmente momentos de  acolhida e  inscrição dos participantes, seguidos do jantar e  oraçãode abertura, coordenada pela Pastoral Litúrgica. Dom Eraldo usou da palavra para saudar a todos(as) e manifestar a alegria de participar, pela primeira vez,  desse momento coletivo com toda as representações da Diocese .  O Padre Flávio Mamede, Coordenador Diocesano de Pastoral, assumiu os trabalhos motivando a todos(as)  para o trabalho de avaliação e monitoramento da execução do Plano Diocesano de Pastoral a partir das prioridades: Palavra, Liturgia e Caridade e das cinco urgências da evangelização. A dinâmica de avaliação aconteceu a partir das discussões em grupos representando as 6 Foranias da Diocese: Vale do Piancó, Espinharas, Vale do Sabugi, Serra de Princesa Isabel, Serra do Teixeira e  Cariri.

Na condução dos trabalhos , o Padre Flávio Mamede fundamentou a importância deste momento dizendo: “ O processo de planejamento de uma ação pastoral, precisa ser completado com etapas constantes de avaliação. Ou seja: completado, corrigido e adaptado às novas circunstâncias e às situações de emergências. O plano é um meio, não é um fim, pois se quer atingir a prioridade desejada. Por isso , precisa adaptar-se à realidade em transformação. Considerando as nossas prioridades: Palavra, Liturgia e Caridade, faz-se necessário uma avaliação a partir das Foranias. Vamos aos grupos de Trabalho e debater: 1 – Quais as Boas Novas, ou seja, nossas conquistas? 2- Quais as dificuldades ou até retrocessos?  3- Quais as propostas para a continuar a caminhada e vencer as dificuldades?

Os Vigários forânios, assumiram a coordenação dos trabalhos a partir do que foi proposto pelo  assessor.

No dia 09 ( sábado) os trabalhos tiveram seu início com a Celebração Eucarística. Após o  café da manhã, houve  a socialização dos trabalhos em grupos, com o objetivo de perceber as conquistas e lacunas existentes, bem como  realizar os  encaminhamentos a partir da realidade verificada.

O plenário foi muito rico em suas falas e conteúdo, com a intervenção de vários participantes.

Dom Eraldo, sugeriu após as intervenções,  que fosse elaborada uma Carta Aberta aos Poderes Públicos e  Sociedade Civil,  sobre o grave probema da Seca que assola o nosso sertão e os municípios que estão na circunscrição da  diocese de Patos. Esta carta será assinada por ele, pelo clero e por todas as forças vivas e atuantes da diocese ali representadas. O Bispo manifestou ainda o desejo de organizar na Diocese a Experiência do Centro Justiça e Paz. Segundo Dom Eraldo, essa experiência é vivenciada com muitos resultados positivos na Diocese de Barreiras, na Bahia.

Em seguida, aconteceu uma reunião específica do Clero com o Bispo. O Padre Francisco das Chagas, Coordenador do Setor de Liturgia, apresentou o Projeto para ser vivenciado nas semanas de Liturgia e no Congresso Diocesano da Pastoral Litúrgica.

A Assembleia teve seu término ao meio dia com a bênção final  e almoço festivo.

Pascom Diocesana