Diocese de Patos realizou Assembleia Trimestral

No dia 30 de Junho, (sexta) e 1˚ de Julho (Sábado), a Diocese de Patos realizou a Segunda Assembleia Trimestral Diocesana. A Trimestral aconteceu no Centro de Treinamento Diocesano .
A Assembleia Trimestral Diocesana é uma atividade prevista no calendário das ações da Diocese em 4 momentos durante o ano com o objetivo de avaliar, ajustar, elaborar e encaminhar atividades previstas nas Urgências e Diretrizes da Ação Pastoral e Evangelizadora da Diocese contidas no Plano Diocesano de Pastoral
O tema aprofundado neste final de semana foi: Iniciação à Vida Cristã – Itinerário para formar discípulos missionários. (Documento 107). Cerca de 160 Agentes de Pastorais participaram deste momento importante para a vida Pastoral e Evangelizadora da Diocese. Padres, Diáconos, religiosos , religiosas, Representantes dos Conselhos Missionários de Pastoral Paroquial, Coordenadores Diocesanos de Pastorais, Movimentos e Serviços deram seu sim e participaram da Assembleia.
O Padre Espedito Caetano da Silva, Coordenador Diocesano de Pastoral, foi o assessor da Assembleia.
Na noite da sexta feira a Trimestral teve seu início com um momento Orante, Apresentação dos participantes e abertura dos trabalhos e boas vindas feitas pelo Padre João Saturnino de Oliveira, Vigário Geral em nome do Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, que se encontrava desde o início da semana em Visita Pastoral Missionária na Paróquia do Divino Espirito Santo em Manaira, cumprindo agenda da sua Trigésima Sexta Visita Pastoral Missionária. Última Paróquia a ser visitada neste primeiro ciclo de suas visitas.
Após a abertura o Padre Espedito Caetano, fez uma introdução ao tema e motivou os participantes para assistir uma Vídeo Palestra proferida por Dom José Antônio Peruzzo (Presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética ). A noite foi concluída com um bonito momento fraterno em clima Junino na quadra do Seminário São José.
Na manhã do Sábado a programação teve seu início com a Celebração Eucarística Presidida pelo Padre João Saturnino de Oliveira e concelebrada pelos demais Padres presentes no momento. Após a celebração a programação foi retomada com uma memória da Video Palestra socializada pelos participantes. Em seguida, o assessor fez uma breve introdução do conteúdo trabalhado na noite anterior e propôs um estudo em grupos para apropriação do Documento e do seu conteúdo.
No segundo momento da manhã houve a socialização dos Grupos e contribuições do plenário. A Assembleia teve seu término com os encaminhamentos propostos , comunicações, avaliação e almoço. Para o Padre Espedito o conteúdo da Assembleia terá a sua continuidade nas bases com momentos de estudos e cumprimento dos encaminhamentos propostos pelo Documento 107. Tudo é um processo. Disse. Para os participantes a Assembleia Trimestral foi avaliada com muito boa e provocativa em seu conteúdo e metodologia
Maria Joseny (Josa) – Pascom Diocesana

Comentários fechados.