Diocese participa de audiência sobre campanha de conscientização eleitoral

Uma Audiência Pública foi realizada na noite desta sexta-feira, 05 de setembro, no Fórum Miguel Sátiro, em Patos. A referida Audiência, convocada pelo Juiz Hamonilson Alves, da 28a Zona Eleitoral, teve como objetivo discutir com seguimentos da sociedade sobre a importância do voto consciente nas próximas eleições de outubro. Participaram representante das Igrejas Católica e Evangélicas, representantes de Clubes de Serviços, Estudantes, Professores, Polícia Militar, OAB, Maçonaria, Universidades, Banco do Brasil, Associação Comercial e  demais seguimentos da sociedade patoense.

Em sua palestra inicial, o Juiz Ramonilson Alves, idealizador da Campanha Quem Compra Voto é o Pior Candidato, falou dos muitos avanços democráticos que estão sendo implementados na sociedade brasileira, a exemplo dos inúmeros concursos públicos para acesso a empregos. Ele no entanto enfatizou que há ainda grandes desafios a serem enfrentados pela sociedade brasileira, no sentido de aperfeiçoar a nossa democracia. O grande desafio enfatizado foi no entanto a cultura da corrupção impregnada no tecido social e sobretudo nos maus políticos quem são eleitos com o artifício ilegal da Compra de Votos.

Para reforçar a marca da sua companha de conscientização do eleitorado e da sociedade em geral, o Doutor Ramonilson enfatizou, por várias vezes, após uma série de argumentações, baseadas em fatos reais que  “Quem Compra Votos é o Pior Candidato”.

O segundo palestrante da Noite, o Padre João Saturnino de Oliveira, representando a Diocese de Patos, parabenizou a  iniciativa da campanha e destacou que a Igreja Católico tem se preocupado historicamente com o tema da política como um serviço a favor da promoção do bem comum. O padre João reconheceu que a compra de votos é ainda uma grande chaga que afeta o tecido social e que precisa ser combatida de forma permanente, pelo processo educativo e pelo testemunho Cristão de cada eleitor ou político. O padre João destacou ainda sobre a necessidade de avanços no controle social das políticas públicas e da mobilização social para uma profunda reformulação do Sistema Político Brasileiro, através de uma Constituinte Exclusiva e Soberana.

O pastor John Philip Medcraft, destacou a sintonia entre tantos seguimentos da sociedade patoense em torno do tema proposto pela campanha. Essa Campanha é como um trem que a cada dia vai ganhando mais fora e adeptos, disse. Pastor John testemunhou ainda que nesta atual campanha, já foi procurado por pessoas que testemunharam a compra de votos em nossa cidade e por pessoas que resistiram heroicamente a essa tentação.

Os demais palestrantes da noite, Coronel Cunha Rolim, do Terceiro Batalhão de Polícia Militar, Alexandre Nunes da OAB e Rogério Dantas, da Maçonaria, reforçaram a necessidade e oportunidade  da campanha contra a compra de Votos, ressaltando a importância de um processo permanente de Educação para a Cidadania, como elemento fundamental, capaz de mudar mentes, conceitos  e práticas.

O Doutor Ramonilsom enfatizou ainda que irá intensificar a campanha do Voto Limpo neste mês de setembro, priorizando o diálogo com a juventude nas escolas de ensino Médio da cidade de Patos. Ele concluiu conclamando a todos os presentes a divulgarem e a se engajarem nessa campanha QUEM COMPRA VOTO É O PIOR CANDIDATO”.

Texto: José de Anchieta de Assis

Fotos: Glauber Alves

Pascom Diocesana de Patos.