Diocese promove formação em Canto Litúrgico.

A tradição musical da Igreja Universal constitui um tesouro de valor inestimável que se destaca entre as demais expressões de arte, principalmente porque o Canto Sacro, ligado às palavras, é parte necessária ou integrante da Liturgia Solene. (CIC – 1.156).

Pensando nisso a equipe diocesana do setor de Liturgia promove uma formação para todos os que desempenham função de Canto Litúrgico.

O encontro acontece no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL) da diocese, na noite desta sexta-feira (31/08) e parte do sábado (01/09) e contará com a presença de animadores, cantores, músicos e salmistas que de doam ao ministério musical na sagrada liturgia.

A formação terá como assessor, o Pe. Josenildo do Pajéu, pároco da Catedral de Santa Maria Madalena, na Diocese de Afogados da Ingazeira – PE, o sacerdote é reconhecido pelo trabalho que desenvolve na área do Canto Litúrgico.

O esmero e a cautela são ferramentas indispensáveis para aqueles que cheios de boa vontade, emprestam sua voz para o louvor a Deus, entretanto precisam respeitar as regras da Liturgia, as realidades locais, a harmonia e sobretudo  ligando sempre o mistério celebrado à vida do povo.

Nunca é demais relembrarmos o que diz Santo Agostinho: “Quem Canta reza duas vezes”! Por isso aqueles que desempenham o ministério do Canto ou da Música devam sempre ter em mente o desafio de ajudarem a assembléia ou comunidade a entrarem no mistério celebrado, a rezarem o que cantam e cantarem sua oração.

 

Matéria: Carlos Silva

Fotos: Glauber Alves

 

Comentários fechados.