Dom Eraldo preside missa no Santuário de Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (06) o nosso Bispo Diocesano , Dom Eraldo Bispo da Silva, presidiu , às 9h , a Santa Missa, no Santuário Basílica de Nossa Senhora Aparecida(SP) que foi concelebrada por boa parte do Clero da Diocese de Patos.
A Santa Missa faz parte da Programação do Retiro do Clero que acontece na referida cidade. Na oportunidade, Dom Eraldo recebeu  a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida das mãos do Padre João Batista, Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, que será acolhida na Diocese no próximo dia 10 de Julho.
Leia na integra a Homilia Proferida pelo Pastor Diocesano:
Caríssimos irmãos e Irmãs presentes no Santuário Nacional de Aparecida, telespectadores da TV Aparecida, radiouvintes  e todos que acompanham esta celebração pela internet, saúdo a todos e a todas na paz do Senhor!

Revmos. Presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, fraternas saudações!

Querida diocese de Patos que nos acompanha pelos meios de comunicação já citados,

Com grande alegria estamos aqui.  A Diocese de Patos na Paraíba escolheu como local para o retiro anual do clero exatamente este Santuário, a casa da Mãe Aparecida onde durante alguns dias desta semana rezamos recolhidos, com a ajuda do nosso irmão Dom Beni, Bispo emérito de Lorena a quem expresso, em nome de todo o clero, o mais profundo agradecimento. Nesta ocasião planejamos receber em mãos a imagem de Nossa Senhora aparecida que fará a peregrinação nas comunidades e paróquias de grande parte do Sertão Paraibano, em vista da celebração dos trezentos anos de sua aparição milagrosa nas águas do Rio Paraíba.

Meus irmãs e minhas irmãs, o Evangelho que nos foi proclamado  apresenta Jesus chamando e selecionando pelo  nome os seus discípulos mais próximos, aqueles que ele quis para continuarem a sua missão que era exatamente EVANGELIZAR. A igreja no Brasil tem como palavra chave do seu objetivo geral da ação evangelizadora esta mesma palavra “Evangelizar”. No contexto de Jesus percebemos que os discípulos foram enviados para anunciar a presença do reino diante de realidades nada fáceis. Hoje Jesus continua chamando e enviando pessoas concretas, com identidade, com missão definida. Mais reais e concretos são os desafios que esperam os evangelizadores e evangelizadoras do tempo atual. Estamos numa realidade de doenças, de violência, fragmentação religiosa, social e familiar, invasão das drogas, extermínio da juventude, violência contra a mulher, exploração de crianças, adolescentes, migrantes e refugiados, desafios na evangelização das famílias como expressa o Santo Padre na exortação Apostólica Pós-sinodal “Amoris Latitia” e de forma tão alarmante contemplamos a chaga da corrupção que é a matriz de todas as crises que enfrentamos em nosso país de ordem política e econômica. Estas situações estão presentes nos grandes centros, mas também nas comunidades, nos sítios, nas áreas rurais de nossas dioceses.

No Evangelho ouvimos a  ordem de Jesus , “Anunciai que o reino dos Céus está próximo”; Queremos obedecer  a esta palavra e continuar anunciando o Reino de Deus sem medo, apesar das fragilidades dos escolhidos por Jesus,  de certa forma representados por Judas Iscariotes, pois é pela graça de Deus que podemos evangelizar, que levamos a todos a alegria do Evangelho. No contexto do Ano Santo da misericórdia queremos continuar anunciando e vivenciando a compaixão do Pai misericordioso que em Jesus Cristo nos torna embaixadores da reconciliação.

Nesta celebração vamos como diocese de Patos acolher a querida imagem de Nossa Senhora Aparecida e a levaremos conosco para que seja abraçada por milhares de devotos que a  aguardam no próximo dia 10 num momento de piedosa caminhada e celebração. Seguirá nas estradas de nossa diocese pelas comunidades, pelas famílias, pelos hospitais, presídios, fazenda da esperança, obras sociais, como a mãe que deseja encontrar e abraçar seus  filhos e filhas que tantas vezes  a invocam em suas orações. Ela nos recordará a tarefa das obras de misericórdia espirituais e corporais, como nos diz o Papa Francisco na  bula “Misericordiae Vultus”.

Peço a Deus que esta peregrinação de Nossa Senhora Aparecida fortaleça o sentido da missão em nossa Igreja e que aprendamos da Mãe  misericordiosa o jeito de ser igreja acolhedora, servidora e solidária. Maria saiu em missão, Jesus envia os discípulos em missão e esta peregrinação nos ensinará que devemos ser discípulos e discípulas em saída para anunciar o reino que já está entre nós precisando de maior acolhida.

Nesta ocasião em que somos beneficiados por meios de comunicação tão eficientes quero convidar o povo de Deus da querida diocese de Patos para o momento tão esperado da recepção da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida no próximo domingo ás 15h quando caminharemos em festa para a grande celebração como o grande abraço dos filhos e filhas à Mãe que caminhará conosco.

Gostaria de expressar ao dileto irmão Dom Raimundo  Damasceno e a todos que fazem este santuário a nossa comunhão por meio deste  projeto dos 300 anos de Aparecida, com  toda a  Igreja no  Brasil.

Viva Jesus, rosto misericordioso do Pai!

Viva a Mãe de Deus e nossa sem pecado concebida, salve Virgem imaculada, a Senhora Aparecida!

Salve Maria, mãe da misericórdia!

Amém.

Texto: Maria Joseny