Dom Joel: ‘É preciso refazer as experiências eclesiais com as comunidades missionárias’

Dando prosseguimento a 56ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2, na tarde desta quarta-feira (29), os cerca de cem participantes tiveram mais uma oportunidade para a reflexão e meditação acerca do tema da sinodalidade. Mais uma vez, a assessoria ficou por conta de bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella.

Destrinchando o tema “Participação na Igreja: os caminhos da corresponsabilidade”, nesse período vespertino, dom Joel se propôs a provocar nos participantes uma reflexão sobre a participação na Igreja, mostrando caminhos de cada um na missão. E para pensar na corresponsabilidade cristã, o bispo referenciou alguns pontos.

Um dos destaques do palestrante foi dado à mística e à identidade católica, tais características, segundo dom Joel, é crucial frente à pluralidade de credos existentes. Outro ponto elencado, no campo da sinodalidade, é o exercício da escuta, que diz respeito a um processo transformador desde que a Igreja assuma a postura de escutar aqueles que são diferentes.

Como pistas de ação, o secretário-geral da CNBB indagou aos participantes se nas dioceses, paróquias, e comunidades existem ouvidorias. De acordo com o bispo, mecanismos assim, traduzem responsabilidades sociais e eclesiais, isto é, ouvir as inúmeras realidades sociais e também se atentar para as diversas e novas situações internas que exigem da Igreja uma postura acolhedora.

“É preciso refazer as experiências eclesiais com as comunidades missionárias”, afirmou dom Joel. Ainda segundo o religioso, o caminho sinodal passa pelas experiências missionárias e são muitas. E, prosseguiu o palestrante, por serem plurais, muito pode ser agregado à comunhão eclesial.

Concluindo a sua reflexão nesta tarde, o secretário da CNBB refletiu sobre alguns entraves que embargam e dificultam o caminho de comunhão eclesial apontando, por exemplo, o estilo de uma pastoral conservadora, o clericalismo, a lógico do poder, as leituras unilaterais desatentas às realidades e a “pseudo-escuta”.

Após a conferência, mais uma vez, os mesmos grupos formados pela manhã se reuniram para discutir, pensar e propor melhorias para uma nova caminhada pastoral das Igrejas particulares do Regional Nordeste 2. Os principais pontos foram apresentados pelas equipes no plenário.

O segundo dia da 56ª Assembleia Pastoral Regional da CNBB NE2 foi concluído com a Oração de Vésperas, seguida de um jantar festivo de confraternização.

Último dia

A 56ª Assembleia Pastoral Regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Nordeste 2 (CNBB NE 2), segue até esta quinta-feira (30). A última conferência do evento intitulada de “Eucaristia: sustento da missão na Igreja em caminho” com a assessoria do diácono Sérgio Douets. A palestra poderá ser acompanhada ao vivo a partir das 9h no canal do Regional no YouTube.

Fonte: cnbbne2.org.br