Encerrada a Festa de Santa Luzia no bairro do Monte Castelo, em Patos

Aconteceu na tarde desta sexta feira (13), o encerramento da Festa de Santa Luzia no Bairro do Monte Castelo, em Patos.

Às 17:00h o Padre Evandro Romero, Pároco da Paróquia de São Pedro e da Comunidade que tem Santa Luzia como sua Padroeira, motivou a todos os paroquianos, devotos e devotas vindos de outras paróquias da cidade para a procissão com a imagem da Virgem Mártir.

Estiveram presentes o Bispo Dom Eraldo e o Padre Flávio Mamede, Coordenador Diocesano de Pastoral e pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima.

Em clima de oração, piedade e devoção, seguida de Cantos e reflexões, os fiéis demonstravam sua fé e a certeza da intercessão de Santa Luzia em suas vidas.

Um dos momentos mais emocionantes no percurso da procissão foi o gesto do Pastor Diocesano , Dom Eraldo , que foi ao encontro de um ancião doente e de um casal que conduzia seu filho nos braços com problema na visão para abençoá-los e  confortá-los.

Ao término da procissão, teve inicio a Celebração ofício da memória de Santa Luzia.

Em sua homilia, Dom Eraldo lembrouo Ano da Fé que foi proclamado pelo Papa, hoje emérito Bento XVI , encerrado  no último dia 24 de novembro.

Afirmou que foi um ano Santo e que tudo que foi realizado pastoralmente na diocese serviu para avaliar a qualidade da nossa fé: “É preciso  Crer no que celebramos, rezamos e praticamos sem medo”. Disse

Fez um apelo para um olhar mais atencioso na ação evangelizadora da Juventude que é o público mais exposto e vulnerável aos perigos e problemas da sociedade.

E exortou a todos a viver neste tempo de espera “ advento do Senhor,” atitudes concretas em relação a chegada do salvador:  vigilância, autenticidade de vida cristã através da vida de oração, partilha, solidariedade e perdão.

Concluiu sua fala lembrado o testemunho de Santa Luzia que manteve acesa a lamparina da fé , da fidelidade e pureza de coração.”É  preciso conservar  o azeite da nossa fé, não desistir nas horas difíceis e estarmos motivados para viver as coisa de Deus”.

Ao final da Celebração o PadreEvandro  Convidou os Missionários e Missionárias das áreas de missão para serem enviados  a  celebrar as novenas de Natal, recebendo de Dom Eraldo uma lembrança simbólica para ser entregue em cada família atingida pelo trabalho evangelizador do Natal em Família. Padre Evandro fez o agradecimento a todos os colaboradores da festa e entoou o hino de Santa Luzia no momento da descida da Bandeira.

Maria Joseny ( Josa) – Pascom Diocesana

Comentários fechados.