Retiro Missionário da Forania do Sabugy, em Santa Luzia

Foram momentos marcantes para os mais de 500 participantes do Retiro Missionário, o qual reuniu crianças, jovens e adultos das Paróquias: Santa Luzia (Santa Luzia), São Mamede (Nossa Senhora da Conceição), São José do Sabugi (São José), Junco do Seridó (Santo Onofre) e da Área Pastoral São Francisco de Assis (Várzea ) que compõem a Forania do Sabugy. O evento está inserido nas comemorações dos 60 anos da Diocese de Patos. O Bispo Dom Eraldo esteve acompanhado dos clérigos: Padre Elias Ramalho, Padre Josivam Almeida, Padre Fabrício, Padre Luiz Gonzaga, Padre Pedro Custódio e o Padre Expedito.

O encontro começou na noite do sábado (04) com acolhimento dos fiéis no inteiro da Igreja Matriz já fora da Igreja Matriz houve a apresentação de um vídeo mostrando as visitas pastorais do Bispo Dom Eraldo pela Forania. Em seguida, todos saíram em caminhada até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Durante o trajeto da Caminhada da Luz também foram apresentados vídeos com as missões de Frei Damião e a história de Padre Ibiapina, missionário que realizou grandes obras de caridade em Santa Luzia.

Na chegada, foi exibido também o último vídeo com a história do legado das Filhas de Santa Teresa para a educação e evangelização santa-luziense.

Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, após uma encenação bíblica, o padre Expedito fez a reflexão da Lectio Divina de JO. 1, 35-41. Em seguida, houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento encerrando a noite por volta das 22h30 min.

Neste domingo (05), as caravanas das cidades começaram a chegar bem cedo à Igreja de Nossa Senhora do Rosário onde teve início a oração da manhã, às 7h, houve também um momento de animação antes de mais uma encenação bíblica.

A Lectio Divina do Evangelho de JO. 4, 1-42 foi apresentada pelo Padre Elias Ramalho que aproveitou o momento para fazer uma reflexão sobre o tema do encontro (“Cristãos leigos e leigas sujeitos na igreja em saída a serviço do reino” Sal da terra e Luz do mundo”).

Logo depois de um breve intervalo para o café da manhã, no Centro Pastoral, ao lado da igreja, todos retornaram ao templo sagrado para a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Dom Eraldo e concelebrada pelos padres Elias, Fabrício, Josivam, Luiz Gonzaga e Pedro Custódio.

Em sua homilia, Dom Eraldo enfatizou que Jesus Cristo é a fonte para todos os missionários e afirmou que o retiro da Forania do Sabugy foi um verdadeiro exemplo de catequese, espiritualidade e fortalecimento da missão.

Ainda durante a missa, todos assinaram o termo de compromisso missionário e receberam a cruz símbolo da missão Sabugy. No encerramento do Retiro, foi servido, na sede nova do Yayú Clube, o almoço de confraternização.

Pascom da Forania do Sabugy