Fiéis participam da Missa da Última Ceia em Nova Olinda

A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios celebrou a abertura do Tríduo Pascal 2016, nesta quinta-feira (24), com a Santa Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. A mesma teve início às 17h, na Igreja Matriz.

Pe. João comentou que neste dia celebra-se um grande momento para todos, que é a instituição da Eucaristia feita por Jesus Cristo e a abertura do referido Tríduo. Ele disse ainda que na Última Ceia, Jesus viveu diversos sentimentos: alegria, por reunir-se entre amigos, como desejou; e sentimentos de dor ao saber que se aproximava a sua entrega e condenação.

Diversos homens da comunidade (Membros do Terço dos Homens) representaram os 12 apóstolos e assim o padre realizou o ritual de lavar os pés dos mesmos, assim como fez Jesus, que conforme disse o padre, foi um importante gesto de humildade. Em seguida também procedeu a partilha do pão e os homens se serviram, fazendo memória da Última Ceia que os discípulos fizeram com Jesus, recebendo verdadeiramente seu Corpo e Sangue.

Ao final, houve a procissão de translado do Santíssimo Sacramento. Após percorrer a rua nas proximidades da Praça da Matriz, o Santíssimo voltou à Igreja, mais precisamente à capela própria para esse dia que foi feita na gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O padre fez uma oração e os grupos se revezaram em adoração até a meia-noite, revivendo a agonia de Jesus no Horto do Getsemâni.

Zé Filho
PASCOM Paroquial