Igreja Catedral celebra 4º aniversário da Dedicação

“Igreja Santa, Templo do Senhor”! Este refrão sintetiza a alegria em celebrar o 4º aniversário da Festa da Dedicação da Igreja Catedral de Nossa Senhora Da Guia.

Com uma Liturgia própria, na noite dessa quarta-feira, 07, foi celebrada uma Solene Eucaristia para marcar a passagem alusiva aos quatro anos da dedicação do Templo ocorrida em 2009 durante o Jubileu Áureo da Diocese de Patos.

Reunido em torno do altar do Senhor o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo desta Igreja particular presidiu a eucaristia que foi concelebrada pelo Pároco da   Catedral e Vigário Geral da Diocese Pe. Ronaldo Marques e o Pe. Erivaldo Alves da paróquia de São José em São José de Espinharas.

Ainda estiveram presentes à Solenidade paroquianos, seminaristas e religiosas todos imbuídos num clima de muita Fé e alegria em tomarem parte desse momento especial para a comunidade.

Desde a sua dedicação, esta Solenidade entrou oficialmente para o calendário de eventos diocesanos por seu caráter especial visto que a Catedral de Nossa Senhora Da Guia é a Igreja mãe, sede da Diocese de Patos devendo para tanto ser igualmente celebrada por todas as paróquias dessa circunscrição eclesiástica.

O ritual litúrgico revive os momentos magníficos da dedicação inclusive com o acendimento das 12 velas, apostas nas 12 colunas da Igreja suspensas por 12 cruzes numa simbologia às 12 tribos do povo de Deus, colunas de nossa Fé.

Durante sua homilia, Dom Eraldo salientou a beleza do Templo dedicado a Virgem Senhora Da Guia, afirmando que assim que adentramos esta casa de Deus, logo sentimos o clima de oração através do silêncio e dos afrescos que tornam esta Catedral majestosa.

Finalizando sua homilia, o Bispo exortou a todos a cuidarmos e zelarmos pelo Templo como lugar do encontro com Deus e com os irmãos entretanto não nos esquecendo de cuidarmos de nós mesmos como Templos Vivos de Deus.

A celebração foi encerrada entoando o hino da padroeira da paróquia e da diocese, a Virgem Senhora Da Guia e os devidos parabéns.

Carlos da Silva – Pascom Paroquial