Mensagem de Dom Eraldo Bispo da Silva para a Diocese de Patos

MENSAGEM PARA A DIOCESE DE PATOS POR OCASIÃO DA NOMEAÇÃO DO SEU BISPO DIOCESANO

Barreiras-BA, 07 de Novembro de 2012

 

Diletos Irmãos e Irmãs da Diocese de Patos,

 

“A Vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai” (Col. 1,1).

Com esta saudação quero chegar ao coração de todos que rezaram e com esperança aguardaram o anúncio do novo Bispo dessa diocese tão amada.

Caríssimo Padre José Ronaldo, dedicado administrador Diocesano de Patos neste período de vacância da Diocese de Patos e demais presbíteros desta Igreja, amados Diáconos, queridas religiosas e queridos religiosos, seminaristas, demais lideranças e todo o povo de Deus da Igreja particular de Patos, o meu afetuoso abraço a todos e todas.

Recebi com grande emoção o chamado do Santo Padre para este ministério em vosso meio. Confesso que não foi algo fácil, pois tenho consciência de que se trata de uma grande responsabilidade, mas naquele mesmo instante senti o meu coração habitado por uma palavra de conforto vinda d’Aquele que é o Bom Pastor:“Apascenta as minhas ovelhas”(João 21,17). Logo entendi que recebia uma missão que tem origem no coração de Jesus que ama a todos com amor eterno e incondicional. Poderíamos repetir muitas palavras de Jesus que nos anima na missão, porém quero repetir aquela tão conhecida de todos nós: “Não tenhais medo!”.

Quero nesta palavra de saudação inicial a todos os irmãos e irmãs dizer que esta Igreja de Patos tão bem apascentada por exímios pastores – nos seus 53 anos de missão – como Dom Expedito, Dom Gerardo e Dom Manoel, coloca no coração do seu quarto Bispo uma responsabilidade de grande peso, mas dá também uma certeza de que nestas terras, embora sofridas pela escassez da chuva, realidade tão conhecida por todos os homens e mulheres de grande bravura desta região, não falta a fecunda graça de Deus que torna este povo piedoso, devoto e comprometido com a sua fé em Jesus sob os olhos piedosos da Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Guia.

Desejo chegar nesta mesma terra para somar forças na seara do Senhor. Certamente estarei colhendo copiosos frutos graças a tantos e tantas que lançaram a semente do Evangelho e por isso mesmo cresce o meu compromisso de ser generoso no contínuo processo de semear para que outros experimentem a mesma graça de uma colheita abundante.

Não levarei comigo projetos elaborados e prontos. Iniciarei daquilo que a comunidade diocesana construiu nos últimos anos e das intuições pastorais da Conferência de Aparecida, Diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB no jubileu do Concílio Vaticano II e das opções prioritárias do Regional Nordeste II. Estaremos sempre atentos a acolher aquilo que o Espírito diz à sua Igreja. E, ao apresentar algo desejo que seja fruto da minha inserção e da minha atitude de acolhimento ao que o Espírito diz a esta Igreja.

Meus irmãos e minhas irmãs esta Igreja tem uma larga porta por onde uma imensa procissão tem passado ao longo dos últimos 53 anos. Esta é a “Porta da Fé” que deve continuar se ampliando cada vez mais.

Todos somos responsáveis por esta tarefa de fazer o Reino sempre mais presente onde todos se sintam acolhidos e amados pelo Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.

Estarei em permanente comunicação com a diocese neste tempo de preparação para a minha ordenação episcopal e a chegada em Patos. As datas serão comunicadas com precisão o mais breve possível, considerando a conclusão dos meus trabalhos na Diocese Barreiras. Será um tempo de bênçãos e quero partilhar com o rebanho que deverei apascentar com afeto.

Agradeço a Deus pelo amor com que me conduz. Agradeço ao Santo Padre na pessoa do querido Dom Giovanni d’Aniello – Núncio Apostólico – pela confiança e a todos os irmãos e irmãs pela fraterna amizade e pelo carinho que recebo com o coração em festa.

Conto com as vossas orações! Até logo e recebam a minha Bênção!

Mons. Eraldo Bispo da Silva

Bispo eleito da Diocese de Patos – PB

14 comentários para “Mensagem de Dom Eraldo Bispo da Silva para a Diocese de Patos”

  1. jose geraldo simao disse:

    nos aqui de goiania estamos felizes deus ilumine ,paroquia divino espirito santo novo mundo

  2. jose geraldo simao disse:

    nos aqui de goiania estamos muito felizes que deus sempre ilumine . paroquia divino espirito santo ,jardim novo mundo.

  3. frei antonio lacerda disse:

    ola
    parabéns
    paz e bem

    le desejo muita paz e sabedoria nessa sua nova missão
    a frente da Igreja de Cristo nesse mundo..

  4. tamos felizes pela nomeaçao do nosso bispo, seja vem vindo na graça e na paz de Deus. desejamos sucesso na conduçao do nosso rebanho diocesano. O tempo de Deus foi este que estamos vivendo agora. alegres, vamos esperar a chegada do Nosso pastor DOM Eraldo. em breve estará conosco. saudaçoes fraternas. SER Deus quizer nossa da guia vai de guia

  5. Antenor Soares disse:

    Padre Eraldo, recebi muito feliz a notícia, mas não fiquei surpreso porque eu já esperava sua ascenção. Desde que atuou lá em São Desidério virei seu admirador, pelo seu jeito de conduzir seu rebanho, pois sua passagem por lá ficou na história. Lhe tenho mais como um grande amigo. Te desejo fortaleza em sua missão. Deus lhe dê muitos anos de vida e saúde. Um grande abraço! Antenor Soares, Bom Jesus da Lapa-BA, carinhosamente chamada de “Capital da Fé”!

  6. Antonio Pereira Lima disse:

    Estamos felizes pela nomeaçao do nosso bispo, seja vem vindo na graça e na paz de Deus. desejamos sucesso na conduçao do nosso rebanho diocesano. O tempo de Deus foi este que estamos vivendo agora. alegres, vamos esperar a chegada do Nosso pastor DOM Eraldo. em breve estará conosco. saudaçoes fraternas.

  7. Pedro Júnior disse:

    seja bem vindo, nesse momento de alegria lembro das palavras do Arcebispo da paraíba dando as boas vindas ao monsenhor Eraldo
    “A pequenina gigante Paraíba acolhe o seu filho, nascido em Monteiro, que agora retorna às suas origens, às suas raízes, nesta boa e amada terra paraibana. Por misterioso desígnio da Providência é aqui mesmo que Mons. Eraldo continuará a servir ao povo que o Senhor lhe confia, ao tempo em que auspiciamos um frutuoso ministério apostólico.”

  8. Ronivon disse:

    Que Deus abençõe o nosso novo bispo Dom Eraldo, que seja feliz nessa missão a ele confiada,e que a virgem Maria nossa Senhora Daguia ilumine seus caminhos!! E SEJA BEM VINDO DOM ERALDO BISPO DA SILVA!!!

  9. Povo de Deus presente na Diocese de Patos. Tenham certeza de que estamos entregando um tesouro para vocês. Isso só pode acontecer por causa do Reino de Deus que é maior que tudo.

  10. JOSÉ AVELINO disse:

    Seja bem vindo, Padre Eraldo Bispo da Silva, novo bispo da Diocese de Patos-PB, que Deus ilumine os seus caminhos. Quero desejar as boas vindas e que o Senhor Jesus possa conduzir sua missão. Que o Espírito Santo possa direcionar seus projetos junto com o nossos, para que na mesma unidade, na mesma coragem de anunciar o reino de Deus, através da Evangelização Querigmática, possamos ter a coragem e a determinação em Deus, a ousadia de sermos anunciadores da boa nova. Coragem para superar as dificuldades e barreiras que por acaso venha surgir ou colocarem em nosso caminho de anunciadores. Determinação para que possamos lançar fogo sobre aquelas pessoas que nos jogam água fria na missão ou que estão adormecidos por preguiça ou por comodismo próprio na missão. Juntos, possamos somar, e deixar Deus agir e fluir livremente em nossas missões, nossas evangelizações e nossos trabalhos pastorais. Sendo assim, possamos assumir esse compromisso de sermos verdadeiros na missão, e não nos deixar guiar por grupos isolados, mas abraçar a causa por um todo. A palavra do Senhor nos exorta: “Pode porventura um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco? Lucas 6:39; Sendo assim, se deixarmo-nos guiar pelo Espírito, seremos conduzidos por ele, mas, se olharmos com os olhos humanos veremos só dificuldades, pois aos olhos humanos tudo fica dificultoso, mas, aos olhos de Deus tudo é possível. Seja bem vindo, e junto seremos mais em Cristo Jesus. A paz e o amor de nossa senhora, amém.

  11. Kleber Dias De Lucena Marques disse:

    O grupo de catecumenato da paroquia de Nossa Senhora Da Conceiçao Malta-pb, sauda a Diocese pela nomeação do ceu novo bispo, e parabenisa padre Jose Ronaldo Marques pelo belicimo trabalho como administrador diocesano.

  12. Nos alegramos com o anuncio do nosso 4º Bispo Diocesano, desejamos paz e luz na misssão que acaba de receber Dom Eraldo Bispo da Silva seja bem vindo a nossa diocese. ” procurem o amor. Entretanto aspirem os dons do Espírito, pricipalmente a profecia”.Paz e benção.

  13. Agnes disse:

    Estamos muito felizes por esta escolha… Deus abençoe Dom Eraldo Bispo da Silva nesta nova missão… Parabens a ele e Parabens para a Diocese que terá a presença de um ser iluminado….. sentiremos muitas saudades aqui em Luis Eduardo Magalhaes/BA…. abraços. Agnes Lodi

  14. rinaldo disse:

    que a bençao de deus te conduza e que o senhor seja exemplo fiel do bom pastor, muito sucesso na sua missao e que o povo sinta realmente a presença de deus na vida atraves do senhor.

    parabens