Monsenhor Paulo Jackson é Ordenado Bispo em Concelebração Histórica na Diocese de Patos

No início da noite deste sábado, dia 18 de julho, aconteceu a Grande Concelebração Eucarística na qual foi ordenado Bispo de Garanhuns, Pernambuco, o Monsenhor Paulo Jackson da Nóbrega de Sousa. O evento histórico para a Diocese de Patos, ocorreu no Largo Dom Gerardo, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos.

Monsenhor Paulo Jackson, 46 anos, é natural do município de São José de Espinharas que fica na circunscrição da Diocese de Patos. Ele é filho de José Nóbrega de Souza (in memoriam) e Maria Ida da Nóbrega. O Monsenhor Paulo Jackson, um dos sete filhos do casal, começou a sua formação de padre no Seminário São José, em Patos e concluiu os seus estudos no Seminário Nossa Senhora Imaculada Conceição, em João Pessoa. Foi ordenado Padre, no dia 17 de dezembro de 1993.

Em sua história de vida sempre se destacou por sua vocação em servir ao povo de Deus e por sua inteligência e capacidade intelectual, o que o levou a estudar e aprofundar os seus conhecimentos no Pontifício Instituto Bíblico (PIB) e Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Antes do sua ida a Roma, o então Padre Paulo serviu à Diocese de Patos e ao Povo de Deus seja como Vigário Paroquial ou mesmo como Pároco, em diversas comunidades da Diocese de Patos. Ultimamente, quando recebeu o convite do Santo Padre, o papa Francisco, para ser Bispo de Garanhuns, o padre Paulo Jackson, residia em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde era Administrador Paroquial Professor Universitário e formador dos Seminaristas de Patos que estudam teologia.

Um grande número de padres e 17 Bispos, juntamente com uma grande multidão de Fiéis, participaram da Grande Concelebração. Dom Eraldo Bispo da Silva, Bispo da Diocese de Patos, acolheu com alegria a todos os presentes, sobretudo aos seus irmãos no episcopado e aos padres que vieram das mais diversas Dioceses. Agradeceu especialmente ao Monsenhor Paulo Jackson pela alegria, de com seu testemunho e chamado, vivenciar esse momento histórico na Diocese.

Em sua homilia, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou a grave crise ética e de lideranças pela qual passa a sociedade brasileira. Ele afirmou que a Igreja não é uma instituição alternativa, mas é nascida do próprio exemplo de Cristo e que o Bispo é um servidor do Povo de Deus. Dom Walmor concluiu apelando aos fiéis : “ mesmo que nos falte a força, nunca nos falte a coragem”.

Ao se dirigir à Grande Assembleia do Povo de Deus, Dom Paulo Jackson agradeceu emocionado ao Papa Francisco por sua nomeação, à sua família e às comunidades da Diocese de Patos, berço onde foi semeada, cultivada, alimentada e descoberta a sua vocação para o serviço consagrado.

Dirigindo-se ao Povo da Diocese de Garanhuns, local da sua nova missão, Dom Paulo lembrou que o lema do seu episcopado será In Verbo Tuo (Na Tua Palavra). É a palavra de Deus que se faz carne. Dom Paulo ressaltou ainda que assumiu um profundo compromisso, assim como são profundos os compromissos de um casamento. “A Diocese de Garanhuns é agora a minha esposa”, disse.

Concluindo a Concelebração, O padre Rodrigo Trindade fez a leitura da ata de Ordenação que foi lida, aprovada e assinada por ele, por Dom Paulo e pelos Bispos presentes.

Texto: José de Anchieta de Assis

Fotos: Glauber Alves

– PASCOM DIOCESANA

1 comentário para “Monsenhor Paulo Jackson é Ordenado Bispo em Concelebração Histórica na Diocese de Patos”

  1. josé tarcísio oliveira rosa disse:

    Parabéns as dioceses de Patos e Garanhuns pela Ordenação Episcopal de Dom Paulo Jackson. Dom Paulo que Nossa Senhora das Neves lhe proteja em seu pastoreio na Diocese de Garanhuns.
    Um fraternal abraço,
    Tarcísio Rosa ( São José dos Campos-SP ).