Mulheres celebraram o seu dia no Distrito de São Sebastião

Centenas de mulheres reuniram-se neste sábado, 08 de março, no distrito de São Sebastião, município de Cacimbas, em comemoração ao seu dia. Eram agricultoras, professoras, trabalhadoras da saúde, de várias outras profissões e fazeres que cultivam e dão sentido à vida.

Já no início da tarde, elas foram chegando de diversas comunidades dos municípios de Teixeira, Desterro, Cacimbas e Patos. O espaço inicial das comemorações foi a sede da Associação Comunitária de São Sebastião.

Após uma acolhida calorosa às mulheres, dois depoimentos marcaram este momento. Maria Aparecida Firmino, do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), com sede em Picui Paraíba, fez um importante resgate histórico dos fatos  que levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a estabelecer o dia 08 de março, como o Dia Internacional da Mulher. Ela destacou ainda o longo processo de organização das mulheres, na busca de direitos e superação de desafios, de ontem e de hoje, ainda enfrentados pela sociedade brasileira, a exemplo do machismo, do preconceito e da violência contra as mulheres. Já a enfermeira Andréia, da Secretaria Municipal de Saúde de Cacimbas, destacou os avanços conquistados e os desafios ainda existentes para que todos, e especialmente a mulher possa viver com mais saúde e dignidade.

Após uma merenda coletiva, o segundo momento da Programação foi uma bela caminhada pela principal rua do Distrito de São Sebastião. Com vestes cor de rosa e bandeiras brancas, as mulheres e todos os presentes seguiram em marcha, animados por cânticos e refrões que lembram e homenageiam a luta das mulheres. Ainda durante a caminhada, aconteceram três paradas que foram fortes momentos de homenagens às diversas mulheres, que no município de Cacimbas,  destacaram-se e continuam fazendo história seja na política, seja em outros áreas e serviços tais como: Educadoras, Parteiras, Rezadeiras/Benzedeiras, Catequistas e as mulheres remanescentes de Quilombos, muito comuns naquele município.

Finalizando a caminha, num gesto de unidade e respeito mutuo entre as várias denominações religiosas, houve uma Bênção Ecumênica proferida pelo Padre João Saturnino de Oliveira, representante da Igreja Católica, e Marinalva Ferreira, representante das Igrejas Evangélicas. Ambos pediram a intercessão do Deus da Vida e da Unidade. Pediram pela Paz entre as pessoas e religiões e abençoaram a todos os presentes. A festa continuou com animado forró de confraternização  praça local.

O evento teve o apoio de diversas organizações que atuam na Região: Ação Social Diocesana de Patos (ASDP); Central das Associações de Cacimbas e Região(CAMEC); Caritas Brasileira; Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS); União das associações Comunitárias de Desterro (UAND) e União das Associações Comunitárias de Teixeira (UNACT).

José de Anchieta de Assis

– PASCOM DIOCESANA

Comentários fechados.