NOTA EXORTATIVA

Aos Órgãos Judicantes da Justiça Eleitoral
e às demais autoridades constituídas.

“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

Nós, Bispo, padres, diáconos, leigos e leigas, religiosos e religiosas e demais lideranças pastorais da Diocese de Patos, presente nos trinta e oito municípios da circunscrição diocesana:

Convictos sobre os cuidados com a vida humana, desde a sua concepção ao seu declínio natural (Lc 19,33-34 / Campanha da Fraternidade 2020);

Embasados na práxis libertadora de Jesus Cristo e inspirados na Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil;

Entendendo que a política deve ser encarada como necessária para a construção de um projeto participativo e democrático de sociedade, condizente com os valores do Reino de Deus;

Preocupados com o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, causado pela pandemia da COVID-19;

Ainda, levando em conta a recente decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que permitiu a realização de atos presenciais de propaganda (comícios, carreatas, passeatas, caminhadas, reuniões, atos de boca de urna, dentro outros), tendentes a gerar aglomeração de pessoas;

Conclamamos os diversos Órgãos da Justiça Eleitoral no Estado, e às autoridades em geral, para que façam valer as recomendações da Organização Mundial de Saúde quanto ao respeito às regras de distanciamento social, higienização, contato físico, uso irrestrito da máscara e de outros equipamentos de proteção individual, de modo a evitar o retorno agressivo da infecção humana pelo Coronavírus (COVID-19).

O não acompanhamento rigoroso por parte das autoridades competentes poderá levar a situações de abusos, com graves resultados à saúde pública.

Mesmo que, infelizmente, atividades pontuais da Igreja Católica tenham eventualmente escapado ao nosso controle, causando contradições quanto aos cuidados exigidos neste tempo de pandemia, nada justifica a omissão em relação ao nosso dever de apontar fortuitos desvios praticados por quaisquer instituições.

Agradecidos e ansiosos pelos vossos bons préstimos, cumprimentamos-vos!

Patos, 16 de setembro de 2020

Dom Eraldo Bispo da Silva