Oficinas são socializadas no encerramento do Congresso de Liturgia

Na manhã deste sábado (22) , aconteceu no Ginásio de esportes do colégio Cristo Rei a socialização das sete oficinas temáticas( vivências) dentro da dinâmica do Congresso Diocesano de Liturgia que aconteceram na última quinta e sexta feira.
Inicialmente, o Padre Francisco das Chagas, coordenador do evento, fez uma memória do conteúdo de cada oficina e uma abordagem do capítulo II da Sacrosanctum Concilium sobre o Sagrado Mistério da Eucaristia enfatizando 12 características importantes para uma maior compreensão da Sagrada Liturgia e de sua importância para a vida da Igreja, apresentando as ideias chaves da reforma litúrgica: Redescobrir o sentido da Assembleia e a importância da Mesa da palavra e da Eucaristia que exige dos fiéis uma participação consciente , ativa e frutuosa.
Num segundo momento as 07 oficinas temáticas ( O sagrado Mistério da Eucaristia, Ministério da Presidência: Ministros Ordenados, Ofício Divino, Ano Litúrgico, Música litúrgica, Espaço Litúrgico e as Sagradas Alfaias e Bênçãos e sacramentais) apresentaram de forma sistemática e criativa o conteúdo trabalhado destacando os pontos fortes, desafios e inquietações.
Finalizando o Padre Joaquim Cavalcante (assessor), fez as devidas considerações e provocou os Congressistas e oficineiros a continuar o processo iniciado no Congresso.
O momento foi concluído com as palavras de Dom Eraldo fazendo um apelo para difundir a Campanha de Evangelização que terá seu ponto alto no dia 15 de Dezembro ( 3º Domingo do Advento) com os Slogan: EVAGELI-JÁ – Modo de expressar a urgência da missão da Igreja. Após este apelo Dom Eraldo proferiu a Bênção final.

Matéria:Maria Joseny ( Josa)
Fotos Glauber Alves

Comentários fechados.