Padre Luciano de Morais toma posse como vigário paroquial de Santa Terezinha-PB

A celebração Eucarística foi presidida pelo bispo Dom Eraldo e teve início às 19h, nesse domingo, 06 de janeiro, onde tomou posse o Padre Luciano Dias de Morais como vigário da paróquia de Santa Terezinha, no município de Santa Terezinha-PB. A missa foi  concelebrada pelos padres Joácio, Erivaldo e Cláudio. A Igreja ficou repleta para receber o seu novo vigário. Muitos ex-paroquianos do padre Luciano vieram de Taperoá  abraçá-lo.

Inicialmente, Dom Eraldo lembrou a importância de acolher bem Padre Luciano, sobretudo nos corações.

Após o ato penitencial, foi lida pelo Padre Erivaldo Alves a Provisão de posse do vigário paroquial Luciano de Morais para paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus. Já com o documento em mãos, o Pe. Luciano foi acolhido com uma vibrante salva de palmas.

Antes de iniciar a homilia, Dom Eraldo falou um pouco do perfil do Padre Luciano: “é um padre missionário, que é aberto à missão, certamente fará um bem danado a essa comunidade de fé”, disse.

Ressaltou ainda qual o sentido de ser um padre: anunciar Jesus Cristo, quer seja com palavras ou com o seu testemunho.

No Evangelho (Mt 2,1-12)  Dom Eraldo destacou o presente que a humanidade deu a Deus representado pelos Reis Magos, que presenteou Jesus como ouro, mirra e incenso, mas que na verdade o maior presente somos nós que recebemos a chegada do Salvador. Disse do encontro de Deus com conosco na festa da Epifania.

“Deus deixou ser encontrado, Deus que é Deus como todo mistério deixa-se ser procurado e ser encontrado, quem já viu uma coisa dessas, Deus que é grande se faz pequeno para ser encontrado e Ele mesmo cria as condições. Quais foram às condições? O Evangelho narra a vinda dos reis magos, que vieram de longe e foram guiados pela estrela para ir adorar ao Menino”, afirmou o bispo.

O rei Herodes não queria adorar Jesus, mas matá-lo, porque seu projeto é do poder, da maldade e da morte, e se sentiu ameaçado por Jesus. Quem é de Deus. Pois isso mandou matar as crianças de até dois anos.

Por fim, o pastor diocesano destacou que o projeto de Jesus é de vida.

“Por isso os reis magos voltaram para seus países por outro caminho, com o maior presente em seus corações, e certamente eles anunciaram aos seus povos que encontraram o Rei de Israel, Jesus Cristo”, finalizou o dom Eraldo.

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o pároco da paróquia de Santa Terezinha, padre Joácio Nóbrega. Que destacou alegria de recebe padre Luciano e juntos com os leigos fazerem um grande trabalho  missionário na Comunidade.

“É com alegria que a Comunidade de Santa Terezinha acolhe padre Luciano como vigário paroquial. Eu, ele junto com a Comunidade de fé iremos trabalhar na missão. O principal lema do padre como dizia Dom Eraldo, é anunciar Jesus Cristo. O leigo é também protagonista nessa missão, contamos desde já com todos eles”, finalizou padre Joácio.

Para padre Luciano de Morais o sentimento é de está em sua casa, pois conhece bem a Comunidade desde criança vinha com os padres para Santa Terezinha. Destacou a sua devoção pela padroeira Santa Terezinha. Falou que irá fazer missão junto com toda Comunidade de fé.

“Me sinto em casa, pois desde criança venho à Santa Terezinha, participei das missões de Frei Damião com padres; Laíres, Levi e Mota, eu vinha como coroinha e sempre fui muito acolhido aqui, disse padre Luciano.

Sobre a missão disse vai trabalhar por todos os segmentos da paróquia e afirmou também que é devoto de Santa Terezinha.

“Venho com abertura da missão, trabalhar; com leigos, leigas, jovens, crianças, idosos e com as famílias, também as Comunidades rurais. Trabalharemos a catequese, a liturgia, sem esquecer-se da natureza, tudo baseado na oração e com bíblia. Santa Terezinha é uma santa à frente do seu tempo, uma santa moderna, doutora da Igreja, ela entendeu as grandes questões do seu tempo. Santa Terezinha é pra mim uma companheira de apoio, de oração e, tenho certeza que ela me trouxe aqui”, afirmou o sacerdote.

Depois quem falou em nome da paróquia foi Leonardo. Que expressou a alegria da Comunidade em receber  padre Luciano. Para trabalhar na missão de Jesus.

O missionário do EJC, Emanuel Medeiros, leu a ata de posse de Pe. Luciano de Morais.

Por fim, Dom Eraldo lembrou que a paróquia de Santa Terezinha está recendendo dois padres de ‘peso’, que são missionários, experientes. Portanto não deixem a graça de Deus passar, acolham e trabalhem, pois a Comunidade só tem a crescer.

Depois da bênção final, teve um jantar partilhado para todos no salão paroquial.

Blog do Jordan Bezerra