Pascom diocesana se reúne para momento de partilha e formação

Na noite desta quinta-feira, 22, os agentes da Pastoral da Comunicação diocesana de Patos (PB), estiveram reunidos para um momento de oração, partilha e formação. O encontro, que aconteceu de forma online, contou ainda com a presença de Dom Erando Bispo da Silva, Bispo da diocese e com a assessoria da irmã Joelma Pinto, coordenadora da Pascom no Regional Nordeste 2, da CNBB.

Pedagoga e especializada em cultura e meios de comunicação (PUC/SP), Ir. Joelma refletiu com os participantes sobre a importância do serviço da Pascom na evangelização e missão da Igreja, sobretudo nestes tempos desafiadores de pandemia e distanciamento social.

Como missão da Pascom, Ir. Joelma destacou a necessidade de ajudar o outro a ter um encontro com o Senhor. “A Pastoral da Comunicação é um instrumento benéfico da Igreja, pois somos chamados a levar o Evangelho. A Pascom é um grupo de evangelizadores, não um clube de jornalistas, técnicos de informática ou designers. Temos a missão de ajudar os outros a saciarem a sede de suas buscas”, afirmou Ir. Joelma.

A religiosa ainda pontuou sobre os serviços realizados pela pastoral: “Fazemos o que fazemos porque queremos que as pessoas vejam Jesus”. Segundo Ir. Joelma, o serviço da Pascom também se remete a aliviar as dores dos outros e a defender a vida, em todas as circunstâncias.

Compreender a Pascom como uma ação de Pastores

“É preciso compreender a Pastoral da Comunicação como uma ação de Pastores, pois se trata de uma ação da Igreja”, afirmou Dom Eraldo, dirigindo-se aos agentes da Pascom, presentes na reunião.

O Bispo ainda falou sobre a necessidade da vivência de uma espiritualidade por parte dos membros da Pascom, que gerará um filtro para aquilo que é publicado e divulgado, favorecendo um “propósito purificado” nos trabalhos da Pastoral. Dom Eraldo também convocou os pasconeiros à uma espécie de “2º tempo” no serviço da evangelização, principalmente nas atividades que surgiram em detrimento da Pandemia.

A reunião concluiu com a Benção de Dom Eraldo aos participantes. Das 40 paróquias que compõem a Diocese, 24 estiveram representadas por agentes da Pascom.

Texto – Maurício Júnior
Foto – Glauber Alves