Pascom entrevista Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança

A paróquia de Santo Antônio, em Patos,  recebeu a visita da Irmã Rodrigues – Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, na Paraíba, durante o São João das lideranças da Pastoral da Crianças daquela paróquia. Na oportunidade a coordenadora concedeu entrevista a pascom paroquial.

Pascom – Qual o motivo principal desta sua estada na Diocese de Patos?

Irmã Irma – Eu tenho a missão de coordenar e ser uma presença da Pastoral da Criança em nossas Dioceses. Diocese de Cajazeiras, Patos, Guarabira, Campina Grande e Arquidiocese e sempre eu venho a Diocese de Patos fazer algumas visitas. Faz quinze dias que estive com Isabel, Coordenadora Diocesana, visitando as Comunidades dos Quilombolas e hoje estou chegando aqui, porque amanhã nós estamos indo a Taperoá, que a Paróquia está comemorando 25 anos da Pastoral da Criança. E ao ficar sabendo que os líderes da Pastoral da Criança da Paróquia de Santo Antônio, aqui da cidade de Patos estava reunida celebrando o São João, vim aqui marcar uma presença e também apoiar a missão dos nossos líderes.

Pascom – A senhora que está sempre acompanhando a caminhada da Pastoral da Criança nas Dioceses, qual a sua avaliação da Pastoral na Diocese de Patos?

Irmã Irma – Na Diocese de Patos, a Pastoral da Criança passo a passo nós estamos conseguindo novas lideranças, estamos conseguindo reanimar Comunidades que estavam sem sinal de vida e também já conseguimos implantar em novos Municípios e, o que mais me chama a atenção, cada capacitação que eu participo aqui na Diocese de Patos, através dos Municípios/ Comunidades, eu percebo a dedicação dos nossos líderes e essa busca constante a serviço da vida e da esperança nessa dimensão missionária que temos como bons líderes, bons semeadores dessa semente na missão da Pastoral da Criança.

Pascom – Qual a mensagem de motivação que a senhora gostaria de deixar para a liderança da Pastoral da Criança da Diocese de Patos?

Irmã Irma – Eu gostaria de deixar para a Diocese de Patos, primeiramente, nós agradecemos muito o apoio dos nossos Padres, o apoio do nosso Bispo, mas eu gostaria de partir do objetivo da Pastoral da Criança que é evangelizar desde o ventre materno até os 06 anos de idade, motivado pela ação do Bom Pastor que é Jesus Cristo. Quem motiva a nossa missão é Jesus Cristo e nós partimos da citação do Evangelho de São Lucas “Lança as redes para águas mais profundas” e nós somos chamados para as lideranças comprometidas na dimensão profética/missionária a serviço da vida e da esperança.

Pascom –   Com relação ao evento de Janeiro de 2015, em Curitiba, como anda a moção do processo de Beatificação da Dra. Zilda Arns?

Irmã Irma – Primeiro eu gostaria de partilhar com a Pascom, com a Igreja Diocesana de Patos que Dra. Zilda Arns sempre marcou a presença aqui na Província da Paraíba, quando ela esteve conosco celebrando os 15 anos, que aconteceu no Santuário do Padre Ibiapina, os 20 anos que aconteceu na Diocese de Campina Grande e os 25 anos que nós realizamos aqui no sertão, com as Dioceses de Cajazeiras e Patos. Conseguimos trazer aproximadamente 1500 lideranças e também realizamos na Arquidiocese. E a Dra. Zilda deixou testemunho vivo para nós. Primeiro ela sempre dizia: “Pastoral da Criança é Igreja”. Então, ela deixou esse grande testemunho que nós somos Igreja, Igreja viva, Igreja atuante, Igreja comprometida.

O Brasil inteiro prepara para um grande evento que vai acontecer no dia 10 de Janeiro de 2015, acontecer em Curitiba, porque foi lá que começou a primeira semente e lá que está a Coordenação Nacional e eles vão ter a oportunidade, todas nossas lideranças, de conhecer o Museu da vida de Dra. Zilda Arns, a sepultura e também participar dessa grande celebração que vamos começar às 19h, encerrando às 22:30h.

E esse processo que está sendo realizado através da moção, quer dizer, buscar assinaturas de pessoas que acreditam no testemunho da Dra. Zilda, nesta busca do processo de Beatificação, é porque nós acreditamos que ela é uma presença viva na Pastoral da Criança e que nós estamos aqui para dar continuidade, mas ela é o testemunho vivo na missão da Pastoral da Criança, é a fundadora, ficou na frente da Pastoral durante 25 anos e depois, ela começou a assumir a missão internacional, que no dia 10 de Janeiro de 2010, Deus a chamou na missão do Haiti.

Pascom – Com relação a Diocese de Patos, já está confirmada alguma representação neste evento de 2015, em Curitiba?

Irmã Irma –  Com certeza, aqui na Diocese de Patos nós vamos ter uma representação das nossas lideranças, também através das Coordenadoras Paroquiais, de 25 a 50 pessoas estão todas nessa busca de poder estar presentes neste grande evento, nessa Caravana Janeiro de 2015. E na Caravana de Patos, está indo também a Caravana de Cajazeiras e a Caravana da Diocese de Guarabira.

Pascom – Esse evento vai ser apenas para as lideranças da Pastoral da Criança ou vai ser aberto para outras pessoas que Têm admiração pela Dra. Zilda e desejam participar?

Irmã Irma – Além das nossas lideranças, nós já temos aqui, ao nível de Paraíba, aproximadamente 15 Padres que vão marcar presença, já temos a confirmação de 02 Bispos e outras pessoas que estão confirmando. Portanto, além das lideranças da Pastoral da Criança, outras pessoas que tanto admiram a Dra. Zilda, estamos abrindo espaço nas Caravanas para que possam marcar presença.

Pascom – Nós agradecemos muitíssimos a sua gentileza em nos dar esta entrevista e desejamos que a sua Missão na Coordenação Estadual na Pastoral a Criança seja sempre abençoada por Deus e iluminada pelo Espirito Santo.

 Gis – Pascom NSA

Comentários fechados.