Pascom Regional NE 2 relança 8° Mutirão de Comunicação em Patos, na Paraíba

O dia 08 de abril foi a data escolhida para o relançamento do 8° Muticom Regional NE2 da CNBB, na cidade de Patos – PB e por meio de uma Live, transmitida direto do Centro de Treinamento Diocesano de Patos, a Comissão da Pascom do Regional Nordeste 2 da CNBB e o bispo de Patos,  Dom Eraldo Bispo, fizeram chegar ao conhecimentos de todos que esperam o 8° Muticom.

Dom Eraldo Bispo, abriu a Live dizendo: “Uma igreja sinodal não pode acontecer sem esse instrumento importantíssimo que é a comunicação, devemos usar de toda a sua tecnologia e todos os seus instrumentos que favorecem a dinamização da ação evangelizadora da Igreja”, Dom Eraldo falou ainda do tempo de espera para este evento: “Há 02 anos esperamos por esta experiência ímpar em nosso Regional. Nossos comunicadores, importantes na evangelização deste tempo pandêmico, necessitam desse renovo de esperança. Como diz o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, é tempo de esperançar”.

O Muticom que tem como tema: “Ambiência Digital e a cultura do encontro – pensar a comunicação numa sociedade democrática”, será realizado de 29 a 31 de julho e de forma híbrida,  seguindo modelo do Mutirão Brasileiro, que aconteceu em 2021. O padre Jerffeson Adelino, assistente eclesiástico regional, informou que por conta das exigência sanitárias na cidade de Patos só poderá ter um número de 100 participantes de forma presencial.

“Como já é tradição em nosso Regional o Muticom gera unidade e enriquecedoras partilhas, possíveis pelo contato e diálogo entre Dioceses e até outros regionais. Porém este momento não será possível, ainda, com 100% de participação. E em acordo com nosso bispo referencial, Dom Jaime Vieira, a Pascom da Diocese de Patos e seu bispo definimos que seria híbrido. Mas trazemos a novidade de blocos para nãose tornar cansativo para quem acompanha de casa”, explicou padre Jerffeson.

As coordenações diocesanos irão participar com 03 agentes, sendo um o assistente eclesiástico, e as Paróquias da Diocese sede inscreverão 01 agente cada e os demais agentes paroquiais e de outras pastorais acompanharão de forma remota, através do CTDO – Centro de Treinamento Diocesano Online.

A programação terá um formato de blocos, começando na sexta à noite com Solenidade de Abertura e conferências, sábado à tarde com oficinas e domingo pela manhã com conferências, a Santa Missa e encerramento. Os participantes presenciais seguem a mesma estrutura, porém será adicionando à programação do sábado, pela manhã, reunião da Pascom Regional com os coordenadores diocesanos e um momento de espiritualidade.

Os agentes da Pascom, comunicadores poderão fazer sua inscrição para a partir do dia 29 de maio; já as coordenações diocesanas farão por e-mail com a Pascom Regional. Quanto aos que se inscrevam em 2019 ou início de 2020, o valor será devolvido e precisarão fazer nova inscrição.

“O evento é de extrema importância para o aperfeiçoamento da comunicação da Igreja Católica com a sociedade e sua ação evangelizadora. A pandemia nos fez adiar o evento e mudar a programação, mas não nos tirou a alegria e compromisso em participar. A Diocese de Patos acolherá, presencial e virtual, os comunicadores de Alagoas, Pernambuco,  Paraíba e Rio Grande do Norte”, ressaltou a coordenadora Diocesana da Pascom, Maria Joseny.

A coordenadora da Pascom Regional, Joelma Pinto, motivou os agentes da Pascom em todo Regional NE2 a continuarem empolgados e dessa forma fazerem um lindo Muticom. “A comunicação tem mostrado sua força gerando unidade em diversas realidades. Mesmo a pandemia nos tirando a alegria do presencial peço que os coordenadores diocesanos motivem os pasconeiros e pasconeiras para, mesmo de forma remota, se unirem a nós e assim fazermos um Muticom que dê frutos nas Paróquias e comunidades, especialmente de nosso regional”.

Outro momento importante foi a participação, em mensagem de vídeo,  de Marcus Tullius, Coordenador Nacional da Pascom; Fabiano Fachini e Prof. Lindolfo, que também estarão no Muticom.

A Live contou com a presença do bispo de Patos, Dom Eraldo Bispo; de membros da Comissão Regional da Pascom – Joelma Pinto – coordenadora, Pe. Jerffeson Adelino, assistente eclesiástico, e Maria Cicera,  secretária; e da Pascom Diocesana – Maria Joseny, coordenadora, e os agentes que formam a equipe. No início da Live, Joelma explicou a ausência de Dom Jaime Vieira, bispo referencial para a comunidade regional, mas transmitiu a mensagem por ele enviada; Kleber Nunes, assessor de imprensa do Regional também não esteve presente.

Mais informações sobre programação, inscrições e WhatsApp para contato estarão disponíveis em breve nas redes sociais @pascom.ne2

.

Fonte: pascombrasil.org.br
Fotos: Glauber | Pascom Patos-PB

Comentários fechados.